Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Febre Chikungunya

01/10/2014 atualizada em 01/10/2014 11:59

A Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde do Estado da Bahia (Suvisa) já confirmou, até o dia 30 de setembro de 2014, 722 casos em dez municípios, destacando-se Feira de Santana com 83,93% dos registros, de Febre do Chikungunya,incluído um caso em Ilhéus e outro em Itabuna.

O transmissor da doença é o mosquito  Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue. A pessoa contaminada apresenta febre de início súbito, artralgia (dores nas articulações), mialgia (dores musculares), cefaleia, fotofobia (sensibilidade a luz) e exantema (erupções cutâneas).

A Suvisa alerta para importância da notificação imediata em até 24 horas, através do meio de comunicação mais rápido disponível, de casos compatíveis com a doença, para garantir a oportunidade das medidas de prevenção e controle da transmissão.

 

RECOMENDAÇÕES

Manter repouso. Tomar muito líquido: água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas. Evitar automedicação. Manter amamentação. Procurar uma unidade de saúde. Evitar exposição à ação de mosquitos.

 

ATENÇÃO

Em alguns casos, as dores articulares permanecem por meses ou anos.  Geralmente ocorrem vários casos próximos. Pode acontecer ao mesmo tempo que a dengue.

 

CONDIÇÕES DE RISCO

Gestantes. Menores de 2 anos. Maiores de 65 anos. Pessoas com comorbidade

 

ATENÇÃO:

É CONTRA INDICADO O USO DE ANTIFLAMATÓRIO NA FASE AGUDA DA DOENÇA. A ORIENTAÇÃO É FAZER COMUNICAÇÃO A UM AMBULATÓRIO MÉDICO, E O USO DE DIPIRONA OU PARACETAMOL PARA TRATAR AS DORES. EM CASO DE ALERGIA A ESSAS MEDICAÇÕES, USAR CODEÍNA, MAS NUNCA ANTI-INFLAMATÓRIO. ESTE SÓ PODERÁ SER UTILIZADO APÓS 60 DIAS DA DOENÇA, EM MÉDIA, POIS ELE PODE DESENCADEAR HEMORRAGIA.

 

Informações e Contatos

www.saude.ba.gov.br/gtdengue

gerenciadengue@gmail.com

divep.cevesp@saude.ba.gov.br

(71) 9994-1088 (CEVESP)

OUVIDORIA: 08002840011

O tratamento da doença consiste no alívio dos sintomas, que são semelhantes aos da dengue – febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema – que costumam durar de três a 10 dias. A terapia utilizada é composta de analgésicos (paracetamol), hidratação e repouso.

Em 30 de setembro, número dos casos notificados de Chikungunya por município de residência, Bahia 2014*.

Feira de Santana - 606  

Riachão do Jacuípe - 99**

Salvador - 10

Juazeiro - 1

Lauro de Freitas - 1

Planaltino - 1

Ilhéus - 1

Itabuna - 1

Rio real - 1

Tapiramutá  -1

Total geral - 722

Fonte: Secretarias Municipais de Saúde (SMS) * Dados sujeitos a alterações** 99 casos com registro de artralgia dentre 117 notificados




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web