Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Lançamento da Editus

07/11/2014 atualizada em 10/11/2014 10:05

A Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz lança o livro "Construção social da aprendizagem em saúde mental e saúde da família", organizado pelas professoras doutoras Rozemere Cardoso de Souza e Josenaide Engracia dos Santos. O lançamento acontecerá no dia 20 de novembro, às 09 horas, no Auditório Paulo Souto. A publicação é resultado da pesquisa sobre saúde mental e a Estratégia de Saúde da Família (ESF), a partir da escuta de pessoas com história de sofrimento psíquico, em Ilhéus e Itabuna, e, especialmente, de equipes que atuam nessa área que revelam inquietações impulsionadoras de atitudes proativas em direção ao ensino/aprendizagem em saúde mental.

É uma obra através da qual o leitor poderá perceber como é desafiador olhar para o cotidiano e conferir a riqueza do conhecimento que é produzido frente às múltiplas realidades vividas, com ênfase na saúde mental. No livro encontraremos múltiplos sentidos relacionados aos temas que envolvem aprendizagem em saúde mental no cenário da ESF e também na formação nas Instituições de ensino superior.

A obra responde a questão sobre quais as necessidades de aprendizagem para atuação de profissionais de saúde da família no campo da saúde mental e, também, para articulação das ações dos mesmos às praticas de profissionais que atuam em outros equipamentos do setor de saúde e de outros setores, com capacidade para compor a rede de atenção psicossocial. Como o título sugere, o trabalho apresenta uma análise das múltiplas concepções, das experiências, dos principais problemas e implicações dessas concepções para a promoção da saúde das populações assistidas. Incita discussões e reflexões a respeito do cuidado, tomando por base as ideias e explicações sobre saúde mental.

Em cada um dos seus sete capítulos e 181 páginas, eclode o convite à responsabilidade que os autores querem compartilhar com o leitor, tendo o desejo de contribuir com o seu cotidiano profissional e, ainda, convidá-lo a pensar que o ensino-aprendizagem em saúde mental envolve posicionamentos e diálogos de diferente atores sociais ligados à construção do novo, descortinando horizontes num futuro que permanece intacto na tentativa de levar a todos participar, também, do processo.

As organizadoras reuniram textos dos psicólogos João Mendes de Lima Jr, Débora Cristiane Silva Flores Lino, Erika Antunes Vasconcelos; dos enfermeiros George Amaral dos Santos, Nairan Morais Caldas, Rozemere Cardoso de Souza e Viviane dos Santos Souza. Também da Terapeuta Ocupacional Josenaide Engracia dos Santos, da médica Laura Régia Oliveira Cordeiro e do médico psiquiatra Luiz Fernando Tófoli.

ISBN: 978-85-7455-350-4




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web