Palestra - Aspectos Biomecânicos Voltados ao Desempenho e Conforto dos Praticantes de Ciclismo

09/12/2014

O Departamento de Ciências da Saúde (DCSAU) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (ASTRISUL) realizarão na próxima terça-feira, dia 16 de dezembro, às 19 horas, no Auditório Jorge Amado, a palestra “Aspectos biomecânicos voltados ao desempenho e conforto dos praticantes de ciclismo”, proferida pelo professor do colegiado do curso de Educação Física, Alberto Barretto Kruschewsky. O evento é aberto aos praticantes, admiradores do ciclismo e ao público em geral. A entrada é franca, mas é sugerido que todos os interessados levem 1 kg de alimento não perecível que serão doados a instituições de caridade.

O professor Alberto Kruschewsky, atualmente cursa doutorado Interinstitucional, convênio entre a UESC e a Universidade Federal de Santa Catarina (UfSC). Na sua tese de Doutorado aborda os efeitos dos posicionamentos corporais assumidos por diferentes praticantes do ciclismo (triatletas, praticantes indoor e recreacionais) sobre o desempenho e percepção decorrentes da prática. Além dessa pesquisa, o professor tem diversos outros trabalhos investigando os aspectos biomecânicos voltados ao desempenho e conforto dos praticantes do ciclismo.

Além de Professor da UESC, Alberto Kruschewsky é praticante de Triathlon desde o início da década de 90, quando se sagrou campeão brasileiro na categoria 30/34 anos. Esteve presente em várias seleções que representaram o Brasil nos mundiais de Cancun (México-1995), Cleveland (EUA-1996), Perth (Austrália-1997), Lausanne (Suíça – 1998), Montreal (Canadá-1999), além do pan-americano de Varadero (Cuba-1998) e de todas as etapas de Copa do Mundo de Triathlon realizadas em Ilhéus.