UESC é a Única das Estaduais Avaliada com Conceito 4

19/12/2014

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) é a única das quatro instituições de ensino superior do Estado que atingiu o conceito 4 (avaliação em que o índice Maximo é 5), no Índice Geral de Cursos (IGC).  O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (18), o conceito IGC, referente ao ciclo de avaliação de 2013 aplicados às universidades, faculdades e centros universitários, e os resultados dos Conceitos Preliminar de Curso (CPC).

Na análise da reitora Adélia Pinheiro "o desempenho da UESC está relacionado aos investimentos na titulação do quadro docente, nas atividades de ensino de graduação e pós-graduação, política de internacionalização, corpo técnico-administrativo e infraestrutura". Os cursos de Enfermagem e Biomedicina conquistaram os conceitos 4 no CPC e Enade. Os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia foram avaliados com o conceito 4 no Enade e 3 no CPC. Já o curso de Medicina ficou com 3 Enade e 2 no CPC.

Medicina
A reitora Adélia Pinheiro esclarece que não existe qualquer indicativo de solução de continuidade no curso de Medicina em relação aos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e Enade. A Universidade por ser uma Instituição do Estado, está sujeita a avaliação do Conselho Estadual de Educação (CEE).

A Universidade Estadual de Santa Cruz está analisando o resultado atual. Na última avaliação o curso recebeu conceito 4 e esteve entre os dez melhores do Brasil e o melhor da região Nordeste. Atualmente o Curso executa as mesmas atividades desenvolvidas em 2011 e a UESC possibilitou a titulação da maioria dos seus professores.

Indicadores
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente. A nota inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. O índice varia entre 1 e 5. O MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.

Já o CPC avalia os cursos superiores. Ele é obtido no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais itens. A composição da nota tem três pesos: 55% corresponde ao desempenho dos estudantes concluintes do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 30% equivale à titulação dos professores e ao seu regime laboral, e 15% da nota é composta dos índices de infraestrutura e organização didático-pedagógica da instituição.