SEMA e UESC Estreitam Laços

28/01/2015 atualizada em 05/02/2015 12:02

O secretário do Meio Ambiente, Eugênio Splenger, esteve em visita a UESC, na sexta-feira (23), sendo recebido pela reitora Adélia Pinheiro num encontro em que foram discutidas as ações desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), bem como o estreitamento dos laços entre as duas instituições, que já são parceiras nas questões ambientais. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais o Governo da Bahia das entidades de ensino e pesquisa”, disse o secretário, destacando o edital assinado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), em setembro de 2014. O documento viabiliza o repasse financeiro para iniciação dos 17 projetos contemplados pelo edital de apoio a Redes de Pesquisas Ambientais. “Eu vejo a parceria com as universidades como uma grande oportunidade para incentivar a ampliação do conhecimento sobre as questões ambientais na Bahia”.

O titular da Sema referiu-se também à importância da cabruca como sistema de manejo e do planejamento do uso dos recursos naturais, tendo em vista a manutenção da produtividade do cacaueiro e a conservação e uso sustentável do agrossistema. “A nossa ideia é que possamos em breve ter um edital específico para a região e o seu sistema agroflorestal”, afirmou. “Hoje enxergamos a cabruca como um processo que cumpre funções ecológicas importantíssimas, do ponto de vista da agricultura florestal, do sequestro de carbono e da conectividade da cadeia alimentar de espécies”.

A reitora Adélia Pinheiro disse que a UESC já desenvolve, em parceria com a Sema, os projetos “Valoração Econômica dos Recursos Naturais em Áreas Protegidas do Estado da Bahia” e de elaboração da Lista de Espécies Ameaçadas. “Há que se destacar a importância da UESC estar participando nas instâncias de governança do Comitê de Acompanhamento da política estadual de pagamento por serviços ambientais, recentemente sancionada, assim como da política de manejo da cabruca, em construção”, ressaltou a dirigente da Universidade.

Ao se referir ao Projeto de Lei nº 13.223/15, sancionado recentemente pelo executivo, que institui a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e cria o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, a reitora acrescentou que “iniciativas como essas são fundamentais para valorizar a região Sul da Bahia, especialmente os produtores rurais, que já estão comprometidos com a conservação do meio ambiente local, e contribuem para a inclusão social desses agricultores”.

I Curso de Valoração Econômica dos Recursos Naturais Realizado em dezembro de 2014