Aula Magna - Especialização em Sociologia

06/03/2015

No dia 12 de março, às 18h40min, no Auditório Jorge Amado, será realizada a Aula Magna da primeira turma do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Sociologia, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Na ocasião, o Prof. Dr. Karl Martin Monsma palestrará sobre SOCIOLOGIA: profissionalização, mobilidade profissional e engajamento social.

O professor Karl Martin Monsma possui graduação em Sociologia - University of California Santa Cruz (1981), mestrado em Sociologia - University of Michigan - Ann Arbor (1985) e doutorado em Sociologia - University of Michigan - Ann Arbor (1992). Fez pós-doutorado em Sociologia na USP (1996) e em Antropologia Social no Museu Nacional/UFRJ (2004). Já foi professor de Sociologia na Northwestern University, EUA, (1992-1997), Professor Adjunto de Sociologia na Universidade Federal de São Carlos (1997-2005) e Professor Titular de História e Sociologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (2005-2010). Também foi professor visitante na USP, na UFRGS, na UFPel, na Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires e na Universidade Pública de Cabo Verde. Atualmente é Professor Associado de Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Também é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Pública de Cabo Verde. Tem experiência nas áreas de sociologia histórica, teoria social e métodos de pesquisa, especialmente métodos quantitativos e métodos históricos, abordando principalmente os seguintes temas: imigração, racismo e identidades étnicas. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ – Nível 1D.