Projeto Sétima na Quinta

06/04/2015

O Projeto “Sétima na Quinta”, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que promove a exibição de filmes para a comunidade acadêmica, apresenta nesta quinta-feira, dia 09 de abril, o filme de Eduardo Coutinho, “Cabra Marcado para Morrer” (1985). Com duração de 119 minutos, a exibição acontecerá na Sala 2203, segundo andar do Pavilhão Adonias Filho, às 18h45min. A entrada é franca e a classificação é livre.

Sinopse: No início da década de 1960, um líder camponês João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, dispersados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.