Palestra: “O Modelo Australiano de Pesquisa e Intervenção Social”

14/05/2015

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) promove palestra com o pesquisador suíço-australiano Goetz Ottmann, da Universidade de Deakin, Melbourne, Austrália, com o tema “O Modelo Australiano de Pesquisa e Intervenção Social”, no dia 19 de maio de 2015, terça-feira, às 09h00, no Auditório da Torre Administrativa da UESC. A palestra será ministrada em língua portuguesa.

A palestra tratará da experiência das universidades australianas no que tange à pesquisa e seus impactos na sociedade, o que interessa principalmente a pesquisadores e extensionistas, vinculados a instituições de ensino superior. “Na Austrália, os pesquisadores ligados às universidades são pagos também por empresas privadas, entidades sociais e pelo próprio Governo, para obterem os resultados das pesquisas, transformados em projetos de intervenção, criação de produtos e ou serviços”, afirma o Dr. Goetz, que, supervisiona o trabalho dos pesquisadores da Deakin University. Particularmente, o trabalho do Dr. Goetz se volta também para serviços destinados a pessoas com necessidades especiais e a políticas públicas relacionadas à população idosa.

Goetz Ottmann é PhD em Sociologia pela Universidade Nacional da Austrália, tem pós-doutorado em estudos culturais pelas universidades LaTrobe (Melbourne, Austrália) e Universidade de Nova Iorque (Estados Unidos). Tem larga experiência com pesquisas sociais em diferentes países, inclusive Brasil. Publicou 50 artigos científicos, diversos capítulos de livros e três livros seus: Bouncing Back Later in Life: How to Age Well and Overcome Difficulties (2013), Democracy in the Making: Municipal Reforms, Civil Society, and the Brazilain Workers' Party (2009) e Lost for Words? Brazilian Liberationism in the 1990s (2002).

Curiosamente, suas pesquisas já o levaram a morar numa favela paulista e a ser voluntário da Cruz Vermelha na Guerra do Afeganistão, entre outras experiências diferenciadas.