Autora infantil da Uesc visita colégio em Ilhéus

01/06/2015 atualizada em 01/06/2015 14:22

Um bate-papo com a autora do livro infantil "Tonico descobre que é de todo lugar", publicado pela Editus - Editora da Uesc, encantou os alunos do Colégio Vitória, em Ilhéus, na última semana. A professora Maria Luiza Santos esteve com quatro turmas do segundo ano e descobriu que seu personagem caiu no gosto da criançada.

O livro, que traz a história do menino que aprendeu várias coisas viajando, estudando, com sua família e com seus amigos, foi adotado pela escola como suporte de aprendizagem sobre temas como imigração e diferenças geográficas e culturais. Os estudantes demonstraram que leram com atenção, compartilharam suas ideias sobre a obra, tiraram dúvidas, participaram de atividades lúdicas e conheceram algumas curiosidades sobre diferentes lugares do país e do mundo. Durante todo o tempo, eles eram incentivados a fazer uma viagem, descobrindo nomes, costumes, comidas e suas correspondências com o que conheciam do lugar onde nasceram e cresceram.

Mas não era só de Tonico que as crianças queriam saber. Em todas as turmas sempre aparecia uma curiosidade sobre a autora, sobre como ela imaginou o personagem e o porquê de ter escrito um livro infantil, mostrando que a relação de quem lê com quem escreve pode ser ainda mais divertida. Para Maria Luiza, "o retorno de um projeto ligado à literatura infantil é muito gratificante. A experiência de levar aos alunos a construção da história de Tonico e, ao mesmo tempo, tirar as suas dúvidas e observar suas expectativas e curiosidades faz o autor compreender o real valor da sua obra e o carinho com que ela é recebida".

Para os interessados na obra, o livro pode ser adquirido na Livraria da Editus, no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto, na Uesc. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240. Por este número, também, as escolas que tiverem interesse em adotar a obra podem entrar em contato para agendar uma visita e conhecer o título. No site www.uesc.br/editora, o leitor encontra todo o catálogo de produções da Editora.