Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Velhice saudável é tema de lançamento da Editus

15/06/2015

Um olhar multidisciplinar sobre o desafio de envelhecer bem é o que resume o mais recente lançamento da Editus - Editora da UESC. O livro "Velhice saudável: múltiplos olhares e múltiplos saberes", organizado pelas professoras Raimunda Silva d'Alencar e Márcia Valéria Diederiche, reúne textos produzidos por especialistas de todo o país sob a perspectiva de diversas áreas do conhecimento.

A publicação é fruto das discussões traçadas no V Seminário de Pesquisas em Envelhecimento, III Simpósio sobre a Doença de Alzheimer e I Congresso de Aposentados do Sul da Bahia, eventos realizados pelo Núcleo de Estudos do Envelhecimento da UESC com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).  Neles, foram debatidos aspectos fundamentais para a compreensão da velhice como experiência que inclui, além da questão genética, fatores histórico-culturais, intelectuais e de personalidade.

O livro também busca desconstruir a ideia do envelhecimento como prejuízo social e chama o leitor à discussão sobre a necessidade de que isto só é possível por meio de ações concretas que incentivem o autocuidado, o respeito e a criação de políticas públicas para melhor qualificar a velhice. Para as organizadoras, "é importante que as oportunidades sejam ampliadas e acessadas por todas as pessoas, garantindo a participação ativa dos idosos em todos os sentidos".

Para os interessados na temática, o livro já está disponível na Livraria da Editus, no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto, na UESC. Brevemente o livro estará disponível também na Livraria Papirus, em Ilhéus. Na internet, o leitor poderá encontrar as publicações no site www.livrariacultura.com.br e no www.bookpartners.com.br. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240. No site www.uesc.br/editora, o leitor encontra todo o catálogo de produções da Editora.

As autoras

Raimunda Silva D'Alencar é professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, autora do projeto de criação da Universidade Aberta à Terceira Idade da UESC e Sócia-fundadora e Diretora de Ensino da Associação Brasileira de Universidades Abertas à Terceira Idade (Abrunati).

Márcia Valéria F. Diederiche é professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Doutora em Ciências Biomédicas/Genética Forense pela Universidade de Coimbra e Perita Criminalística do Departamento de Polícia Técnica da Bahia.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web