Reitora da UESC Coordena Comitiva de Reitores no Canadá

17/06/2015 atualizada em 18/06/2015 09:24

Reitores brasileiros se reúnem com o Departamento de Relações Exteriores Comércio e Desenvolvimento do Canadá

Continuam as atividades da Missão Internacional da ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, no Canadá. Nesta quarta-feira(17), os participantes da Missão Internacional permanecerão em Ottawa, onde chegaram ontem(16) e participam da mesa-redonda "Canadá/Brasil: Criação de parcerias para a prosperidade através da diplomacia do conhecimento," reunião com o Departamento de Relações Exteriores Comércio e Desenvolvimento (DFATD) e associações do setor educacional, além de uma recepção presidida pelo Embaixador do Brasil no Canadá.

Ontem(16) os reitores visitaram a Universidade de Montreal. Nesta ocasião o Reitor Antônio Heronaldo de Sousa, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), assinou um termo de cooperação com aquela instituição de ensino superior canadense.

A Universidade de Montreal

Fundada em 1878, a Université de Montréal, com as suas duas escolas afiliadas, a École Polytechnique e a HEC Montréal, é hoje a maior universidade em Quebec e a segunda maior no Canadá. Com mais de 60.000 estudantes de todo o mundo, a Université de Montréal emite mais de 11.000 diplomas a cada ano. Profundamente enraizada em Montreal e dedicada à sua missão internacional, a Université de Montréal é uma das melhores universidades do mundo de língua francesa.

Com suas 16 faculdades e 80 departamentos e escolas, a Université de Montréal oferece programas em quase todas as áreas acadêmicas. UdeM é a única universidade de Quebec que ensina toda a gama de disciplinas em ciências da saúde, possui faculdade de medicina veterinária e abriga um dos maiores centros de artes e ciências do Canadá.

_______________________________________________________

A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM, está coordenando a Missão de reitores ao Canadá, que está visitando universidades situadas em Montreal, Ottawa, Toronto, Hamilton, Guelph, Whistler, Vancouver e Calgary.

A programação, elaborada pela Universities Canada (UC) contempla 5 mesas-redondas regionais e a participação de 34 universidades canadenses. Esta viagem é uma promoção da ABRUEM em parceria com a Embaixada do Canadá e a Universities Canada, com a organização logística da Pan-American Business.

As atividades se iniciaram em Montreal, primeira cidade visitada, e terminam no dia 26 de junho, em Calgary. As missões internacionais de reitores são realizadas anualmente a um país diferente e têm como objetivo alavancar o processo de internacionalização das instituições de ensino superior a partir do contato com instituições de ensino superior de outros países.