Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Editus homenageia Ilhéus

26/06/2015 atualizada em 29/06/2015 10:28

A semana ainda é de festa em Ilhéus. A cidade comemora 481 anos neste fim de semana e a Editus – Editora da UESC - presta sua homenagem destacando seus principais títulos sobre a história, religião, cultura e sociedade do município. Os livros, que até o próximo dia 03 estarão com 50% de desconto, trazem fatos, lugares e personagens ilheenses importantes para a formação social e econômica da região.

O passeio pela história começa com o livro Memória sobre o município de Ilhéus, de Francisco Borges de Barros. Em sua terceira edição, o título é considerado pelos pesquisadores como uma importante fonte de informações sobre os grandes acontecimentos que transformaram a cidade do período em que foi Capitania até o início do século XX.

Em Farinha, madeiras e cabotagem: a Capitania de Ilhéus no antigo sistema colonial, do professor Marcelo Henrique Dias, o leitor se depara com uma análise diferenciada sobre a formação dos mercados que movimentaram a economia local. No estudo, que também está disponível para download gratuito na seção de livros digitais do www.uesc.br/editora, o autor mostra a diversidade da produção e atividade extrativista local, direcionada não só para o abastecimento de Salvador, mas para os mercados europeu e africano.

No livro 100 anos da Diocese de Ilhéus, uma das publicações mais recentes da Editus sobre a cidade,  a historiadora Janete Ruiz de Macêdo organiza uma coletânea de textos que mostram a importância da instituição religiosa para a educação, política, cultura e sociedade ilheense. Este é mais um título que o leitor pode encontrar para baixar no site da Editora. Também no Editus Digital, o leitor encontra os livros Família, poder e mito: o município de São Jorge de Ilhéus (1880-1912), de André Luis Rosa Ribeiro, Viagem ao Engenho de Santana, de Teresinha Marcis e o Quibe no tabuleiro da baiana, de Maria Luiza Silva Santos.

Outra obra do catálogo virtual, mas que também está disponível na versão impressa, é o livro Um lugar na História: a capitania e comarca de Ilhéus antes do cacau, de Marcelo Henrique Dias e Ângelo Alves Carrara. Nele, os autores estudam as estruturas sociais e econômicas de Ilhéus, do final do século XVI até meados do século XVIII. O momento da decadência da produção de açúcar na região e o início da instalação da monocultura cacaueira é o tema desta publicação.

Mas as homenagens não param por aí. Toda sexta-feira a Editora disponibiliza na sua página do Facebook (Editus - Editora da UESC) um livro para baixar no tablet ou celular e para esta sexta ela reservou um livro especial sobre Ilhéus para o leitor curtir o fim de semana com uma boa leitura.

Mas para quem prefere a versão impressa, estes e outros títulos podem ser adquiridos na Livraria da Editus, localizada no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto. Nela, aqueles que homenageiam a cidade estarão com 50% de desconto até o dia 03 de julho. Já na área central de Ilhéus, alguns dos títulos são comercializados na Livraria Papirus. Na internet, alguns estão disponíveis para compra no site www.livrariacultura.com.br e na página www.bookpartners.com.br. Pedidos também podem ser realizados pelo e-mail vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240. No site da Editora, o leitor encontra todo o catálogo de produções da Editus.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web