Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Editus - Editora da Uesc

29/07/2015 atualizada em 29/07/2015 09:53

     A Editus - Editora da UESC - homenageia mais uma grande cidade da região. Desta vez, os parabéns vão para Itabuna pelos seus 105 anos e o destaque é dado a importantes publicações sobre o passado e o presente do município. Os textos, assinados por pesquisadores e escritores, trazem uma série de fatos e personagens históricos, o desenvolvimento de seus espaços e a riqueza do seu povo.

     O livro De tabocas a Itabuna: um caminho histórico-geográfico, organizado pelas professoras Lurdes Bertol e Maria Palma Andrade, é um deles. A segunda edição, revista e ampliada, já está sendo preparada e em breve chegará aos leitores. A obra é um convite para um passeio pela cidade, apresentando de forma ilustrada o nascimento e desenvolvimento de Itabuna desde quando pertencia a Capitania de São Jorge dos Ilhéus.

     Outra grande publicação, que também já está em fase de preparação para uma nova edição, é Ensaios históricos de Itabuna: o Jequitibá da Taboca, obra baseada nos relatos de um grande personagem grapiúna, o senhor Manoel Bomfim Fogueira. A obra foi organizada pelo escritor Oscar Ribeiro Gonçalves com as contribuições da professora Janete Ruiz e do historiador João Cordeiro.

     A Editora também destaca títulos já bem conhecidos do público. O livro Itabuna: história e estórias, da pesquisadora Adriana Dantas Andrade-Breust, é uma referência sobre o município. A autora traz a nobreza do relato oral de personagens comuns do cotidiano que vivenciaram a evolução da cidade. 

    Outra referência é O centro da cidade de Itabuna: trajetória, signos e significados. De autoria da professora Lurdes Bertol, traz elementos da geografia urbana de Itabuna e contribui para o conhecimento da representação desses espaços para a cidade e a necessidade de sua preservação.

     Também de Lurdes Bertol, o livro A cidade em tela: Itabuna e Walter Moreira é uma ode à cidade, trazendo o legado histórico deixado nas obras do pintor que retratou pessoas simples do cotidiano itabunense do século XX. O trabalho apresenta correspondências fotográficas atuais que buscam mostrar as influências exercidas pela passagem do tempo nos espaços de convivência da cidade.

     E como não poderia de deixar de ser, a Editus também chama a atenção para uma de suas produções mais representativas. É o livro Expressões poéticas de Valdelice Pinheiro, organizado pela professora Tica Simões. A memória cultural da escritora itabunense é resgatada neste livro que exalta toda a sua maestria poética e Itabuna como o lugar de todas as suas vivências.

     Todos os livros que falam da cidade e mostram a importância de Itabuna no contexto regional, estão disponíveis na Livraria da Editus, no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto, na UESC. Os títulos também estão disponíveis na Livraria Nobel e na Banca Shopping, ambos em Itabuna. Em Ilhéus nossos livros podem ser adquiridos na Livraria Papirus. Na internet, o leitor poderá encontrar as publicações nos sites www.livrariacultura.com.br e www.bookpartners.com.br. Pedidos podem ser feitos também pelo e-mail vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240. 

     E para aqueles que preferem a versão virtual, a Editus já disponibiliza algumas destas publicações em formato digital no site www.uesc.br/editora. O leitor pode baixar o pdf gratuitamente. Estas e outras obras fazem parte do projeto Editus Digital, que visa democratizar o acesso ao conhecimento e valorizar as produções regionais.

 




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web