Mundiais de Triathlon e Paratriathlon

31/07/2015 atualizada em 31/07/2015 14:44

A União Internacional de Triathlon (ITU) e a Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri) convocaram  o professor Alberto Kruschewsky e os alunos: Rory Wesley e Daniel Mazzutti - Educação Física, Neto Madureira – Enfermagem – e Claudio Rosa, graduado em Educação Física por esta Universidade, para compor a Equipe de Arbitragem dos Mundiais de Triathlon e Paratriathlon, eventos que serão realizados neste final de semana na cidade do Rio de Janeiro.

Todos, professor e estudantes, são árbitros da Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (Astrisul) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e, desde o início da semana, participam de um curso, no Hotel Rio Othon Palace, em Copacabana, que formará árbitros com status para atuarem em grandes eventos como as Olimpíadas.

Para o professor Alberto Kruschewsky, a cidade de Ilhéus e a Universidade Estadual de Santa Cruz vão estar representadas nos eventos-teste do triathlon e paratriathlon, graças ao apoio dispensado pela instituição. Ele lembra que tudo começou com a vinda à Ilhéus do árbitro e facilitador da ITU e da CBtri, Roberto Menescau  para  ministrar na Uesc, em 2012, o curso de Árbitro Internacional.

"A Universidade, além de sediar o curso, o apoiou por meio de sua Reitoria através do Departamento de Ciências da Saúde e do Colegiado de Educação Física: realizando parceria com a CBtri e possibilitando as viagens dos alunos para arbitragem em provas internacionais da entidade. A participação nas competições, realizadas em outros estados, era condição necessária à complementação da certificação," conta Alberto Kruschewsky.

O professor destaca a iniciativa do Colegiado do Curso de Letras que aderiu à iniciativa, disponibilizando, para os árbitros, curso de inglês voltado para os eventos, com o material  didático fornecido pela ACE Associates. Por fim, a Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (Astrisul), criada recentemente, realizou os simulados de triathlon, construindo o ambiente necessário ao treinamento adequado para atuação na modalidade.

O evento-teste de Paratriathlon será realizado no bairro carioca de Copacabana neste sábado (1º de agosto) e contará pontos no ranking classificatório para os Jogos Rio 2016 e reunirá 60 atletas de 15 países. No domingo, dia 2, ocorre a seletiva de Triathlon Olímpico, com 125 atletas de 25 países. Os três primeiros das disputas masculina e feminina garantem vaga nos Jogos de 2016.