Uesc recebe Miguel Proença com o Projeto Piano Brasil VII

01/10/2015 atualizada em 05/10/2015 13:32 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) recebe nos dias 5 e 6 de novembro, no auditório do Centro de Arte e Cultura Gov. Paulo Souto, o Projeto Piano Brasil. Trata-se de uma parceria entre e o Núcleo de Artes e a produtora cultural carioca Delphos Produções. Ilhéus foi umas das 15 cidades selecionadas para a apresentação da sétima edição do evento Piano Brasil e, a única, no interior nordestino.

O Projeto Piano Brasil VII, com a produção do pianista Miguel Proença, consolidado como uma das principais iniciativas da música erudita brasileira dos últimos anos, lança este ano sua sétima edição com os patrocínios do BNDES e da Caixa Econômica Federal. A realização, conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. O Projeto já esteve em 134 cidades brasileiras e está percorrendo todo o país entre os meses de março e novembro de 2015.

Cada região foi contemplada com a escolha de três cidades. No caso da região Nordeste, além de três capitais - Recife, Natal e Salvador - também, no interior, a cidade de Ilhéus. Estão incluídas Porto Alegre/RS, Maringá/PR e Londrina/PR (Região Sul); Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES e Ribeirão Preto/SP (Região Sudeste); Brasília/DF e Campo Grande/MS (Centro-oeste); Rio Branco/AC, Manaus/AM e Palmas/ TO (Norte).

Piano Brasil
O projeto Piano Brasil tem como objetivo a popularização da música erudita no país e a preservação de sua memória, por meio da gravação da coletânea Piano Brasileiro. O evento é composto por recitais, ensaios abertos, concertos e Masterclass. Serão distribuídas cartilhas gratuitas e doação da Coletânea Piano Brasileiro a todas as instituições que sediarem o evento, sendo a Uesc uma das beneficiadas.

O ensaio do Projeto Piano Brasil, na Uesc, será aberto ao público e está programado para o dia 05 de novembro às 15 horas no auditório do Centro de Arte e Cultura Paulo Souto. Podem participar, principalmente, alunos da rede pública de ensino. O recital terá inicio às 20 horas do dia 06, aberto ao público em geral. O evento marcará a celebração de 15 anos do Núcleo de Artes da Uesc.

Núcleo de Artes da Uesc
O Núcleo de Artes da Uesc em parceria com o Ponto de Cultura veem atuando juntos com objetivo de desenvolver atividades artísticas e culturais que possam através da Extensão Universitária promover a valorização da produção cultural local e a articulação da Universidade com a comunidade externa, o poder público e com as entidades e organizações da sociedade civil, com vistas à promoção da cidadania através da cultura.

Nesse sentido, o Ponto de Cultura junto à NAU, tem buscado promover atividades de caráter extensionista, voltadas, especialmente, para a área de educação musical por meio do Projeto Arte, Educação Musicalização e Canto Coral da Uesc. O referido projeto se caracteriza como uma ação cultural comprometida com a democratização da cultura, de modo que tem buscado articular públicos diversos, tanto no que se refere à adesão de pessoas de diferentes faixas etárias para a formação de diversos grupos coristas (crianças, jovens, adultos e idosos) quanto à integração de pessoas pertencentes não só a comunidade acadêmica, mas advindas também da comunidade externa. Para a realização das atividades de Extensão, além do apoio da Proex e do DLA, o NAU atualmente também conta com a parceria do Produtor Cultural Emiron Gouveia, parceria esta que já está refletindo na execução de atividades de extensão voltadas para a comunidade externa, a exemplo da realização de uma Oficina de Teatro para a Comunidade do Salobrinho, que contou também com o apoio da Empresa Ícone Áudio e Vídeo LTDA.

Objetivos
O NAU tem por objetivos promover ações didático-pedagógicas visando a formação de pessoas capazes de integrar o fazer artístico às atividades do dia-a-dia. Atender a demanda dos professores e educadores em geral, criando espaços para a reflexão teórica e prática do fazer musical, teatral e plástico. Promover a interação com os alunos do Departamento de Letras e Artes, alunos de outros departamentos, os diversos setores da Universidade assim como com a comunidade regional. Democratizar o acesso de diversos grupos às atividades desenvolvidas pelo projeto, de modo que tem buscado envolver desde a comunidade acadêmica à comunidade externa, por meio do projeto Arte, Educação, Musicalização e Canto Coral da Uesc dirigido pela professora de Música Solange Skromov. "O acolhimento do Piano Brasil VII na Uesc, reflete o papel fomentador da Universidade quanto à promoção de atividades culturais com escopo educacional que valorizam a arte e a cultura em suas diversas manifestações" conclui a coordenadora Siomara Castro Nery.