Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

UESC entrega títulos aos primeiros especialistas em Agroecologia pelo Pronera

04/11/2015 - Assinado pela ASCOM

A reitora da Universidade Estadual da Santa Cruz (UESC), professora Adélia Pinheiro, presidiu a solenidade de titulação da primeira turma, da Bahia, do curso de pós-graduação em Agroecologia Aplicada a Agricultura Familiar, no modelo Residência Agrária. A solenidade ocorreu sábado (31-10), no Assentamento Terra Vista, no município de Arataca, durante a IV Jornada de Agroecologia da Bahia.

A especialização é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Incra, através do Programa de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O curso beneficiou assentados, filhos de assentados e técnicos extensionistas registrando a menor taxa de evasão verificada em cursos nessa área. Dos 40 inscritos 37 concluíram.

"A conclusão dos cursos de Pós-Graduação são simples e técnicas. Envolvem profissionais que concluíram e defenderam os seus projetos para serem aplicados nas sociedades onde vão atuar. Aqui temos um significado especial: a maioria dos especialistas são assentados ou os seus filhos concluindo um curso realizado no próprio assentamento. A Universidade veio para o assentamento a fim de prepara-los para atuarem com foco na inclusão socioprodutiva por meio do apoio e gestão de comunidades, no manejo e desenho de sistemas agroflorestais biodiversos e na agrodiversidade regional," frisou a reitora Adélia Pinheiro.

O presidente da Associação do Assentamento, Joelson Ferreira, relembrou a história da luta das famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), para ocupar a área."Era noite do Natal de 1993, 28 famílias, no fogo de lenha duas panelas: uma com cobras cozidas, outra com picado de mamão verde e um pouco de cachaça numa garrafa. Muita fome e nada para dizer. Mas naquele momento eu disse: vamos ocupar essa terra e produzir. Seremos exemplo para a sociedade, mas a primeira coisa que nós vamos fazer é uma escola, para que os nossos filhos nunca passem por um momento como este."

O curso

A especialização foi iniciada em agosto de 2013 e concluída no final do primeiro semestre de 2015. O edital da seleção previa que 50% das vagas fossem destinadas para os alunos da reforma agrária e 50% para prestadores de assistência técnica de trabalhadores assentados e agricultores familiares.

As aulas foram ministradas no Centro Integrado Florestan Fernandes, no assentamento Terra Vista,em Arataca, no campus da UESC, situada em Ilhéus e, no campus do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), no município de Uruçuca.

O coordenador da Especialização, Eduardo Gross, professor pleno do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da UESC destaca que os especialistas formam-se com uma visão diferenciada. “Os profissionais saem preparados para trabalhar com adubação orgânica, controle biológico, utilização de sementes crioulas, metodologias participativas, entre outros aspectos”, ressalta o coordenador.

Na Agronomia, de acordo com Gross, estuda-se a cultura em si. Na Agroecologia, compreende-se a comunidade vegetal, o policultivo, a agrofloresta. “Além disso, a Agroecologia se preocupa com o homem do campo. O aspecto social é tão relevante quanto o aspecto produtivo e ambiental”, frisa Gross.

Referência

O assentamento Terra Vista foi um dos campus da Especialização em Agroecologia e já recebeu uma das turmas do curso de Engenharia Agronômica, com ênfase em Agroecologia, ambos pelo Pronera. Trata-se de uma área de reforma agrária referência, tanto pela agroecologia como pela educação no campo. O Terra Vista possui certificação pelo Instituto Biodinâmico (IBD) para orgânicos. É uma área de reforma agrária que se destaca por ser o primeiro a produzir chocolate orgânico artesanal. Além disso, produz mudas de arbóreas e frutíferas típicas da Mata Atlântica para reflorestamento.

A educação também se sobressai no assentamento com dois centros educacionais, o Centro Integrado Florestan Fernandes, construído pelo Incra, onde são ofertados cursos do Pronera e de Educação Fundamental. Ainda há o Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos (CEEPC), mantido pelo governo do estado, que oferece seis cursos técnicos profissionalizantes e atrai estudantes de vários municípios. Ao todo, são 1.100 mil alunos que estudam no assentamento.

Jornada

A IV Jornada de Agroecologia da Bahia foi realizada no assentamento Terra Vista de 29 de outubro a 1º de novembro. Trata-se de múltiplos eventos que reúnem os povos da terra, ou seja, assentados, agricultores, familiares, quilombolas e indígenas para discutir um eixo central sobre agroecologia e a relação com a terra. Este ano contou com a presença de 1300 inscritos.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web