Professor e alunos da UESC podem ser árbitros Internacionais em triathlon

12/02/2016 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC), pode ter um ou mais representantes na arbitragem do Triathlon na Olimpíada do Rio-2016. Os 17 árbitros selecionados para acesso ao Nível 2 aguardam a escolha e nomeação para atuação na competição. A escolha vai se basear na avaliação da atuação dos árbitros no evento Teste do Rio e no curso realizado na UESC em parceria com a União Internacional de Triathlon (ITU) e a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri). Cerca de 10 árbitros brasileiros devem estar presentes na prova, se juntando à equipe internacional da ITU. Ilhéus tem quase 30% dos candidatos.

Segundo o professor Alberto Kruschewsky, do Curso de Educação Física da UESC, "tudo começou em 2012, quando foi realizado na Universidade um curso para Certificação de Oficiais Técnicos Internacionais Nível 1 com chancela da  União Internacional de Triathlon – ITU e a Confederação Brasileira de Triathlon - CBTri. O Curso, promovido em conjunto pelo Colegiado de Educação Física e o Departamento de Ciências da Saúde da Universidade, foi ministrado por Roberto Menescal, Árbitro Internacional Nível 3, representante brasileiro na Olimpíada de Londres 2012."

A partir desta certificação, a UESC passou a fornecer apoio, viabilizando a viagem dos Oficiais Técnicos para arbitragem em eventos nacionais e internacionais por todo o Brasil. Além desta parceria, o Colegiado de Letras disponibilizou curso de inglês e a ACE (Associates Consultoria e Treinamento) forneceu o material didático para que os alunos pudessem trabalhar o idioma para se candidatar a vaga na olimpíada. No mesmo sentido, a Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (Astrisul), com sede em Ilhéus, realizou simulados de triathlon para fornecer o treinamento e vivência em arbitragem.

O resultado foi o convite para que quatro árbitros participassem, em agosto de 2015, de curso com Certificação Internacional Nível 2 oferecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ITU e CBTri no Rio de Janeiro. Realizado em inglês, o curso é pré-requisito para a participação em megaeventos esportivos internacionais e ainda incluiu a participação no evento Teste do Triathlon para a Olimpíada 2016.

Todos os candidatos ao nível 2 no final do curso tiveram 30 dias para responder a questões orientadas com documentos utilizados na organização de eventos internacionais da modalidade (testes de qualidade de água, mapas de percurso, etc). Após a correção 17 árbitros brasileiros foram aprovados como Oficiais Técnicos, para arbitragem e organização de eventos internacionais. Dentre estes estão cinco baianos, um professor, dois alunos e dois licenciados no Curso de Educação Física da UESC.

Foram aprovados o professor Alberto Barretto Kruschewsky (UESC), Daniel Mazutti e Rory Wesley, alunos do Cursos de Educação Física da UESC, Cláudio Rosa, licenciado no mesmo curso e Débora Arantes também Licenciada pela UESC e que se encontra na Federação Paulista de Triathlon. "Além desses, existem árbitros da UESC remanescentes do primeiro curso nível 1 que podem atuar em provas internacionais por todo o Brasil, e oficiais que fizeram recentemente credenciamento em Arbitragem Nacional (árbitro Cbtri) nesta Universidade, o que coloca Ilhéus no mapa da arbitragem nacional e internacional," finaliza o professor Alberto Krushewsky.