Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

16/05/2016 atualizada em 16/05/2016 13:52

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec) convida a comunidade da Uesc para participar de palestras e mesa redonda que ocorrerão em maio.

A equipe do Saec atualmente é formada pelos professores Elisa Prestes Massena, Viviane Briccia, Luciana Passos Sá, George Kouzo Shinomiya, Christiana Prudêncio, Maxwell Siqueira e Simoni Gehlen, docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2010 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino.

Confira a programação de maio de 2016.

  • Sexta-feira, 6 de Maio
    Local e horário:
    Sala 3114 – Pav. Jorge Amado, às 14h.
    Título: A produção tecnológica do papel: análise intersubjetiva de uma animação educativa com o grupo do observatório da educação-ciências
    Palestrante: Prof.ª Dr.ª Bethania Medeiros Geremias – Pesquisadora Pós-Doutorado/PPGEC
    Resumo: A partir de uma Perspectiva Discursiva em Educação CTS, serão socializados resultados de uma análise intersubjetiva de uma animação educativa sobre a origem e o processo de produção tecnológica do papel. Participaram da atividade dezesseis bolsistas do Obedufsc-Ciências: seis (06) professores do Ensino Fundamental e Médio, seis (06) graduandos, três (03) mestrandos e uma (01) doutoranda/pesquisadora. As estratégias didático-pedagógicas de leitura da animação, elaboradas na pesquisa para mobilizar leituras sobre tecnologia, evidenciaram a possibilidade e necessidade de que sejam promovidas abordagens mais críticas da/sobre tecnologia, como campo especifico de conhecimento, na formação de professores de ciências.
     
  • Sexta-feira, 13 de Maio
    Local e horário:
    Auditório do Pav. Max de Menezes, às 14h.
    Título: A formação pela pesquisa no Estágio Supervisionado da Licenciatura em Química da UFG
    Palestrante: Prof.ª Dr.ª Nyuara Araújo da Silva Mesquita - UFG
    Resumo: A inserção da pesquisa no contexto formativo de professores tem sido defendida por pesquisadores e professores formadores como um dos caminhos para uma formação docente pautada no viés da práxis, ou seja, por ações permeadas pela intencionalidade e pela criticidade dos sujeitos em situação de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, desde 2004, o PPC do curso de Licenciatura em Química da UFG se estrutura considerando a formação pela pesquisa no âmbito da formação de seus licenciados. Dessa forma, a palestra tenciona mostrar os caminhos percorridos na construção desse modelo de currículo apontando tanto as dificuldades encontradas quanto as atuais perspectivas imbricadas no processo em questão.
     
  • Sexta-feira, 20 de Maio
    Local e horário:
    Auditório do Pav. Max de Menezes, às 14h.
    Título: Investigação de temas CTS no contexto do Pensamento Latino-Americano
    Palestrante: Prof. Dr. Décio Auler – UFSM
    Resumo: O palestrante analisa duas práxis, genuínas no contexto latino-americano, que surgiram a partir dos anos 1960: o pensamento educacional de Paulo Freire e o denominado Pensamento Latino Americano em CTS (PLACTS). Com a articulação dessas, no âmbito de uma compreensão ampliada sobre a não neutralidade da Ciência-Tecnologia, discute a questão: como inserir demandas sociais, historicamente ignoradas, na produção do conhecimento científico-tecnológico? Destacando o potencial da investigação temática freireana reinventada no sentido de dar voz a novos atores sociais, num desafio de se detectar manifestações locais de contradições e identificar novas demandas para a constituição de currículos e de agendas de pesquisa em Ciência-Tecnologia.

 




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web