Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Ilhéus vai sediar Fórum Nacional de Reitores

25/05/2016 - Assinado pela ASCOM

O 59º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) será realizado, em outubro, na cidade de Ilhéus. O evento será realizado pelas Universidades Estaduais de Santa Cruz (UESC), de Feira de Santana(UEFS), do Estado da Bahia (UNEB) e Sudoeste da Bahia(UESB) reunindo reitores, pesquisadores, técnicos e autoridades da área de todo Brasil.

O assunto foi deliberado durante reunião do Conselho Pleno da Abruem, ocorrida no dia 19 de maio, durante a realização do 58° Fórum Nacional de Reitores, na cidade de Pirenópolis(GO). Na mesma reunião ocorreu a eleição da próxima diretoria da entidade em que o reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO. Aldo Nelson Bona e a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, foram eleitos presidente e vice-presidente (respectivamente) para o biênio 2016/2018, iniciando-se em agosto.

A reitora Adélia Pinheiro esteve presidindo a Abruem nos últimos dois anos e coordenou o 58° Forum Nacional de Reitores, promovido pela entidade realizado pela Universidade do Estado de Goiás (UEG), em Pirinópolis, naquele estado. Entre os dias18 e 21 de maio reitores das 42 instituições municipais e estaduais que compõem a entidade debateram temas  que abordaram Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em sua fala de abertura, a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), professora Adélia Maria Pinheiro, ainda presidente da Abruem, destacou a necessidade de aproximação entre os sistemas nacionais e estaduais de educação. “O Ministério da Educação é a entidade que pode oferecer novas possibilidades a todo o sistema de educação, não apenas aos institutos e instituições federais de educação”, afirmou.

Entre os  convidados foram palestrantes o diretor de educação e sociedade do Centro Brasileiro Britânico, Cláudio Anjos, que falou sobre a próxima visita da Abruem ao Reino Unido, que ocorrerá em junho deste ano; o gestor de convênios e projetos especiais do Santander Universidades, Cláudio Tavares que renovou a parceria que proporciona aos estudantes de graduação das universidades filiadas à Abruem a possibilidade de cursar um semestre de seus cursos em universidades ibero americanas.

O coordenador da Agência USP de Inovação, Vanderlei Bagnato fez uma palestra com foco nos casos de sucesso de projetos de inovação e empreendedorismo da Universidade de São Paulo. A palestra Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Nacional foi a temática abordada pelo senador Cristovam Buarque.

Para o senador Buarque o ensino superior brasileiro só pode ter maior qualidade se a educação de base for reformulada. “Não é possível ter um sistema superior de qualidade se não tivermos uma boa educação de base. Da forma como o nosso sistema educacional existe hoje, nós selecionamos as poucas mentes brilhantes, que tiveram melhores oportunidades na vida, para ter acesso ao ensino superior”, frisou.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web