I Encontro do Programa Coletivo Paulo Freire

07/06/2016 atualizada em 15/08/2016 08:37

O I Encontro do Programa Coletivo Paulo Freire será uma ação interdepartamental do DCIE e DLA no intuito de divulgar as atividades do Coletivo como um centro de referência em estudos, pesquisas e ações extensionistas acerca da obra e pedagogia do educador Paulo Freire.

O evento será realizado no dia 19 de setembro das 08h00min às 22h30min no Auditório Paulo Souto, Uesc. Será um dia de troca de conhecimentos, de reflexões e de (des)construções acerca da educação com a colaboração de estudiosos e pesquisadores freirianos que dividirão com a comunidade local suas experiências em torno do educador e da pedagogia freiriana.

A proposição de um evento sobre o educador Paulo Freire e sua pedagogia incide rumo a uma educação mais humanizadora e dialética com crianças, jovens e adultos na construção do conhecimento, crítico e contextualizado, mediados por educadores e por educadoras que respeitam diversidades e suas culturas étnicas, religiosas e sociais, lutando assim contra a manutenção de uma sociedade opressora injusta e desigual.

Objetivos

• Apresentar as atividades desenvolvidas em estudos, pesquisas e ações extensionistas em torno de uma educação para a transformação social, sob a inspiração do legado freiriano, privilegiando a dialogicidade durante todo o evento.
  • Estabelecer e colaborar pela “Rede freiriana” com educadores das Escolas de educação básica, educadores que atuem em espaços escolares e não escolares, lideranças comunitárias e de movimentos sociais para estabelecer relações e fortalecer a pedagogia freiriana bem como sua metodologia vinculada à Educação de Jovens e Adultos e a Educação Popular.
  • Consolidar as ações do Grupo como um centro de referência em estudos, pesquisas e ações formativas em torno das obras e da pedagogia do educador Paulo Freire.

Público alvo
Professores da Educação Básica, Educadores da EJA, coordenadores, diretores da Educação Básica, Professores do ensino Superior, Graduandos, Pós–Graduandos, estudantes de Mestrados e Doutorados, Lideranças comunitárias e de Movimentos Sociais, educadores de espaços escolares e não escolares, ONGs, Comunidades tradicionais: Quilombolas, Assentados, Ribeirinhas, Indígenas e Ciganas.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 15 de setembro de 2016, preenchendo a Ficha de Inscrição e encaminhando para o endereço eletrônico: coletivopaulofreire@gmail.com

Para consultar a programação, clique aqui.

COMISSÃO ORGANIZADORA
Coordenação: