Missão de reitores conhece universidades no País de Gales

13/06/2016 atualizada em 13/06/2016 13:38 - Assinado pela ASCOM

"A missão de reitores brasileiros promovida pela Abruem, em conjunto com o British Council, Centro Brasileiro Britânico, fortalece ainda mais os laços educacionais que ligam Reino Unido e Brasil." A avaliação é da reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Adélia Pinheiro.

O grupo realizou reuniões de trabalho e visitas aos laboratórios da Universidade de Swansea. A universidade tem suas maiores competências nas áreas de ecologia e meio ambiente; engenharias e ciências da computação. Também chamou a atenção a existência de grupo de pesquisa em linguística, com atuação multidisciplinar. As atividades prosseguiram durante o jantar de trabalho e aprofundamento dos diálogos com a equipe da universidade.

Os reitores também foram recebidos na Universidade de Aberystwyth, em reunião de trabalho, com a apresentação da instituição e de trabalhos realizados por brasileiros naquela universidade. A reitora Adélia Pinheiro destaca "que a professora Cristina Pungartnik, docente da UESC, encontra-se em licença sabática, na Universidade de Aberystwyth, desde 2015, e também recepcionou a delegação." A Reitora April McMahon deu as boas vindas da universidade e falou brevemente sobre a data de sua fundação, em 1872. O grupo conheceu diversos laboratórios e participou de jantar oferecido pela universidade anfitriã.

A universidade

Aberystwyth foi a primeira universidade a se estabelecer no País de Gales, com dois campi: Penglais e Llanbadarn. Hoje, a instituição tem mais de 7 mil estudantes matriculados, incluindo mais de 1.100 pós­graduandos nos 17 departamentos acadêmicos. A variedade de cursos oferecidos em Aberystwyth inclui arte, estudos biológicos, ciência da computação, geografia, história, direito e criminologia, gestão e negócios, ciências esportivas, teatro, cinema e televisão, entre outros.