Planta Piloto da Microcervejaria da UESC será inaugurada sexta-feira(15)

12/07/2016 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), vai inaugurar, na sexta-feira(15), às 15 horas, a primeira microcervejaria da Bahia, com fins de pesquisa e treinamento na produção de cerveja. A planta piloto está estruturada a partir de dois projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), coordenados pelos professores Mauro de Paula Moreira e Ana Paula Trovatti Uetanabaro.

Os professores avaliam  que "o mercado de cervejas artesanais está em crescimento e é impulsionado pela tendência de valorização da sensorialidade e a busca pelo prazer no consumo. Esse aspecto favorece também a análise do custo-benefício feito pelo consumidor, que é refletido pelo lema “beba menos, beba melhor”.

Motivados pelo fato de que no Brasil existem poucos grupos acadêmicos dedicados à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico de cerveja e de que a Bahia possui uma considerável diversidade de ambientes, o que se traduz na variedade de frutas e micro-organismos fermentadores (leveduras), um grupo de pesquisadores da UESC de diferentes áreas do conhecimento teve dois projetos aprovados no edital de apoio a Projetos em Temas Estratégicos de Inovação Tecnológica, em 2011

A professora/Dra. Ana Paula Uetanabaro lembra que "o Brasil é hoje o terceiro maior mercado consumidor de cerveja do mundo, no entanto, as microcervejarias (cerca de 300 espalhadas pelo país) correspondem a apenas 0,15% do market share nacional. Ou seja, ainda existe um espaço enorme para crescimento. A previsão é que dentro de dez anos esse percentual suba para 2%. Todo esse mercado em potencial não atrai apenas empreendedores entusiastas da cerveja que querem criar seus próprios rótulos, mas também movimenta outros mercados. Os sites especializados em vendas online para amantes do produto, fábricas de embalagens e empresas de importação de ingredientes para fabricação também entram nessa conta."

"Seguindo um movimento de âmbito mundial, iniciou-se no Brasil a instalação de microcervejarias, com um caráter e apelo local bem acentuado. Estas plantas cervejeiras de pequeno porte aportaram para o mercado um rol de cervejas exclusivas e diferenciadas, com vários tipos, texturas, aromas e sabores, se diferenciando, portanto, do padrão inculcado pelas grandes corporações.

Serviço:

O que? Inauguração da planta piloto da primeira microcervejaria da Bahia com fins de pesquisa e treinamento.

Quem? Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC),

Quando: Sexta-feira (15) , às 15 horas

Onde: Laboratório de Microbiologia Aplicada - Agroindústria, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Campus Prof Soane Nazaré de Andrade, (UESC), Rodovia Jorge Amado, Km 16, Ilhéus, Bahia  Tel.: (73) 3680-5190

Contato:

Profa. Dra. Ana Paula Trovatti Uetanabaro

Coord. Incubadora BROTO de Biotecnologia - UESC

Coord. Laboratório de Microbiologia Aplicada - Agroindústria

Coord. de  PI/Indicação Geográfica do NIT/UESC e Secretaria do Fórum Baiano de IG e MC.

Fundadora e vice-curadora da Coleção de Culturas de Micro-organismos da Bahia (CCMB)/UEFS, (UESC)