Diálogos da Educação vai discutir os desafios da pesquisa em política educacional

04/08/2016 atualizada em 08/08/2016 09:30 - Assinado pela ASCOM

O Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional/PPeGE/Uesc e os estudantes do Mestrado Profissional em Educação promovem "Diálogos da Educação", com o tema "Os desafios da pesquisa em política educacional: questões epistemológicas e metodológicas".

O evento que promoverá discussões sobre temas relacionados ao cenário político educacional será realizado no dia 19 de agosto, das 08h30min às 12h30min, no Auditório Professor Altamirando Marques, no curso de Direito, Pavilhão juizado Modelo - 1º andar. Esse evento destinasse a estudantes da comunidade acadêmica, bem como os professores da Universidade, municípios de abrangência da Uesc e demais interessados no assunto a ser discutido. A inscrição será gratuita e realizada no local do evento.

Os objetivos dos Diálogos em Educação são compreender as características dos estudos sobre as políticas educacionais nas últimas décadas no Brasil: base teórica, perspectiva epistemológica, procedimentos metodológicos e articulação teórico-metodológica, analisar o contexto educacional do sul da Bahia, discutir os instrumentos de coleta de dados de pesquisa em larga escala, análises de dados quantitativos e qualitativos em pesquisa educacional.

Segundo a professora Cândida Daltro Alves, "neste dia, também serão apresentados os primeiros resultados da pesquisa intitulada ‘Gestão Escolar e o Trabalho Docente na Educação Infantil no Sul da Bahia: Desafios e Perspectivas’, que vem sendo desenvolvida com 28 municípios de abrangência da Uesc".

Programação

A abertura está prevista para 8h30min, seguida da palestra "Os desafios da pesquisa em política educacional: questões epistemológicas e metodológicas" com os professores  convidados Andréia Ferreira da Silva da Universidade Federal de Campina Grande, Thiago Ferreira de Souza da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Joedson Brito dos Santos da Universidade Federal do Tocantins. A moderadora será a Prof.ª Dr.ª Emília Peixoto Vieira (Uesc).