Projeto de Extensão da Uesc leva alunos para Olimpiada/Rio 2016

04/08/2016 - Assinado pela ASCOM

Um projeto criado pelos professores do Colegiado do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alberto Barretto Kruschewsky e Márcia Mores Morel, vai levar alunos do curso à Olimpíada do Rio-2016. O Projeto Vivenciando Olimpíada e Paralimpíada, entre as ações, prevê um ônibus disponível para que os alunos possam assistir algumas competições da Olimpíada no Brasil. O ônibus vai sair da UESC na terça-feira(12), permanecendo no Rio até o dia 22. "Os alunos não terão despesas com o transporte, ficando responsáveis apenas pela sua hospedagem e mobilidade no Rio," informa Albarto Kruschewsky.

Segundo Kruschewsky, a ideia se baseia no que foi realizado no ano de 2007, "na época era estudante do curso e fui aos Jogos Panamericanos do Rio de janeiro. "Quando retornei dos Jogos de 2007 entendi o quanto os momentos vividos influenciariam minha atividade profissional. Desde então, estive praticamente em todos os grandes eventos esportivos: Londres 2012, Toronto 2015, sempre constatando a riqueza que é poder presenciar esses eventos. Em conversa com colegas do curso, inclusive a professora Marcia Morel, que foi atleta de alto nível, a ideia se fortaleceu. Além disso, temos contado com o apoio da Reitoria, Colegiado de Educação Física, Departamento de Ciências da Saúde, Proad, Setor de Transportes e diversas outras áreas que se sensibilizaram com o projeto”.

A seleção dos alunos incluiu a presença de acadêmicos que já se certificaram como árbitros de modalidades esportivas, como acontece com o triathlon e aqueles que participam voluntariamente de outros eventos esportivos. A UESC tem atuado desde 2012 junto à Confederação Brasileira de Triathlon, proporcionando certificações para os alunos do curso a fim de assegurando uma formação ampliada, conectada com a prática esportiva. Outras áreas, como Letras, abriram curso de inglês, que reforçou a presença de egressos da universidade na arbitragem do Triathlon Olímpico nos dias 18 e 20 de agosto e 10 e 11 de setembro

A professora Márcia Morel salientou que "estão previstas ações voltadas para a área de organização e gestão de eventos esportivos, como coleta de dados referentes à estrutura física e de pessoal, que serão estudados e apresentados pelos alunos na disciplina".

O alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz estarão presentes na Maratona Feminina, no dia 14, no Sambódromo; no dia 15, no Forte de Copacabana, a Maratona Aquática Feminina e no dia 16, Maratona Aquática Masculina. Na Lagoa Rodrigo de Freitas, no dia 17, Canoagem velocidade masculina; no dia 18, no Forte de Copacabana, ocorre o Triatlo  masculino. A Marcha Atlética (50km), também no Forte de Copacabana, será no dia 19. No dia 20, no mesmo local o Triatlon Feminino. A Maratona Masculina, última competição, será no dia 21, no Sambódromo.