Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Adélia Pinheiro é vice-presidente da ABRUEM

11/08/2016 - Assinado pela ASCOM

A posse da diretoria da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) para o biênio 2016-2018, ocorreu nesta quarta-feira(10), no auditório do Centro de Atividades Científicas e Culturais da Associação Médica de Brasília. Foram empossados os reitores Aldo Nelson Bona, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), respectivamente, como presidente e vice-presidente.

A cerimônia contou com a presença de reitores, parlamentares, autoridades governamentais, representantes das Embaixadas e de instituições afins. No discurso de término de mandato, na Presidência da ABRUEM, a Profa. Dra. Adélia Pinheiro agradeceu aos que auxiliaram-na no cumprimento da gestão, compreensivos com o processo de trabalho de uma reitora presidente da Associação.

Lembrou que, em seu pronunciamento de posse ((2014), citou que "o grande desafio estava na capacidade de cuidar do conjunto e das partes, indissociadas...graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão, inovação...Potencializando a força de uma Associação que congrega tantas e tão valorosas instituições universitárias, responsáveis por 40% das matrículas e egressos de cursos de graduação públicos e 45% dos mestres e doutores, e por boa parte da produção de ciência e tecnologia do nosso país. Se naquele momento usei a palavra desafio, agora falo que me sinto honrada por ter representado a nossa Associação".

Frisou que "os compromissos assumidos como a maior inserção da ABRUEM nos debates sobre a educação superior no país, estivemos presentes em audiências públicas, participamos da Aliança para a Defesa da Ciência Tecnologia e Inovação, relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais, interlocução com Ministérios de Educação, de Cultura e de Ciência e Tecnologia e Inovação, buscamos aproximação com o CRUB e outros tantos parceiros."

Lamentou por não ter conseguido avançar, numa das maiores e permanentes bandeiras da ABRUEM, a conquista do financiamento do Governo Federal às filiadas como contrapartida ao esforço dos estados e municípios na ampliação da oferta de Ensino Superior, objeto de seu trabalho e dedicação. Aproveitou para conclamar associados, parlamentares e autoridades na busca desta meta, por justiça. Apontou o desenvolvimento de ações que fortaleçam a luta das Instituições filiadas em defesa da autonomia universitária, principalmente através dos Fóruns e do Apoio às Camaras Técnicas, como caminho.

Adélia Pinheiro comemorou "a experiência exitosa do Programa de Mobilidade Discente Abruem, hoje com passos já dados na direção da sistematização e consolidação.O desenvolvimento de ações em rede e cooperação entre as Instituições filiadas tornou possível o partilhamento de sistemas de gestão, a presença em ações políticas em defesa do marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, ações solidárias entre universidades para qualificação docente, nos fortaleceram".

"A ampliação da inserção internacional de nossas Universidades, com a realização de duas missões internacionais, Canadá e Reino Unido, participação na reunião anual da FAUBAI, participação em workshop com universidades estrangeiras, assinatura de convênios, a exemplo do termo firmado com a Organização dos Estados Iberoamericanos, o fortalecimento do Programa ABRUEM-SANTANDER, deram uma nova feição à Associação e as Universidades," afirmou.

A reitora Adélia Pinheiro, passou a presidência ao reitor da Unicentro, Prof. Aldo Bona externando suas reflexões e preocupações com o cenário atual brasileiro e seus impactos sobre a educação, "a produção do conhecimento e tecnologia, que exige a defesa intransigente dos princípios constitucionais e dos valores acadêmico científicos: educação básica pública de qualidade, marco legal de ciência, tecnologia e inovação e garantia de financiamento, educação superior pública e gratuita, saúde direito de todos e dever do Estado. Precisamos nos manter fortes e unidos em torno de princípios que representem a projeção de futuro da nossa nação com democracia, cidadania, respeito às liberdades e qualidade de vida com sustentabilidade, além do enfrentamento das desigualdades sociais".




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web