UESC abre seleção para a 2ª turma do Curso de Especialização em Gestão Cultural

30/08/2016 - Assinado pela ASCOM

As inscrições para seleção de candidatos à 2ª turma do Curso de Especialização em Gestão Cultural (lato sensu) gratuito, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), estarão abertas no período de 19 a 23 de setembro de 2016 e de 26 a 30 de setembro, das 8 às 16 horas no Protocolo Geral, térreo do Pavilhão Adonias Filho, na UESC.

A UESC está disponibilizando 40 vagas e a  inscrição também poderá ser feita pelos Correios, via Sedex, com Aviso de Recebimento (AR), sendo que a data de postagem deverá ser, necessariamente, entre 19 e 30 de setembro de 2016. a especialização é destinada a profissionais que estejam em exercício no campo da cultura, a exemplo de agentes e gestores culturais, artistas, educadores sociais com ações relacionadas à cultura, empresários e investidores na área cultural, gerentes ou diretores de cultura, servidores de secretarias de cultura ou fundações culturais, organizadores de eventos culturais, pesquisadores  e produtores na área cultural, profissionais do marketing cultural e outros segmentos afins.

O curso de Especialização em Gestão Cultural terá duração total de 24 meses e será ofertado na modalidade presencial, com dois encontros semanais (sábados e domingos) a cada quinze ou a cada trinta dias, por módulo disciplinar.  Vai se caracterizar tanto pelo desenvolvimento de estudos teóricos, quanto por atividades práticas, a exemplo de aulas de campo e visitas técnicas a equipamentos culturais regionais.

Áreas temáticas

Captação de recursos através de editais, economia da cultura e economia criativa,  projetos culturais (elaboração e gestão), gestão cultural na esfera pública e privada, legislação cultural brasileira,  marketing cultural, políticas públicas culturais, produção, distribuição e consumo de bens culturais, sistemas de cultura e redes colaborativas são as principais áreas temáticas.

O Curso

O Curso de Especialização em Gestão Cultural resulta de diversas ações extensionistas, no campo da cultura, iniciadas em 2008 e implementadas pela Pró-Reitoria de Extensão da UESC, em parceria com o Departamento de Letras e Artes, Núcleo de Artes da UESC, Ponto de Cultura Arte e Educação – Musicalização e Canto Coral, dentre outras instâncias da Universidade.

Com o objetivo de formar, em nível de pós-graduação, profissionais atuantes no campo da cultura, o curso conta com a parceria da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Fundação Cultural de Ilhéus, Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC), prefeituras municipais do Território Litoral Sul da Bahia e Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Sul da Bahia (FAEG-SUL).