UESC participa da 10ª Primavera dos Museus

19/09/2016 - Assinado pela ASCOM

A 10ª Primavera dos Museus destaca o tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura”. A Universidade Estadual de Santa Cruz, com a Rede UESC de Museus, participa do evento com ações coordenadas pelo Centro de Documentação (Cedoc). Estão incluídos na Rede o Museu do Cacau, situado na Rua Eustáquio Bastos, em Ilhéus, que apresenta a exposição “Ilhéus ao longo dos séculos”, o Museu Vitrine das Artes Visuais, no térreo do Pavilhão Pedro Calmon, no Campus da UESC, em Salobrinho, Ilhéus com "Arte em Madeira". Em Itabuna, o Centro de Memória Teosópolis, na Rua Santo André, Conceição, a exposição "As olimpíadas, ontem e hoje", No Museu Amélia Amado, na Av. Amélia Amado "Violência e Guerras: duas temporalidades"

A exposição “Ilhéus ao longo dos séculos” fez parte da Semana Nacional de Museus e de acordo com os professores Marcelo Henrique Dias e Walter Fagundes Morales do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH/UESC), “apresenta um pequeno panorama de séculos de ocupação humana no território da antiga vila de Ilhéus. No horizonte de ocupação pré-colonial, povos caçadores-coletores-pescadores e agricultores de tradição Aratu e Tupi antecederam europeus e africanos no sul da Bahia”.

Retrata a vila de São Jorge, sede da capitania de Ilhéus, implantada no século XVI, seguindo orientação urbanística característica de cidades de origem portuguesa. Entre os séculos XIX e XX, a expansão da lavoura do cacau deu nova dinâmica econômica, demográfica e cultural a Ilhéus, tornando-a o núcleo originário da região cacaueira do sul da Bahia. Através de artefatos arqueológicos, mapas antigos, gravuras, fotos, peças de mobiliários e obras de arte se percorrerá séculos e a presença humana, expressando as sociedades que deixaram suas marcas na cultura material, na cultura imaterial e nas paisagens de Ilhéus e seu entorno, frisam os .os professores Marcelo Henrique e Walter Morales.

A 10ª Primavera dos Museus começou nesta segunda-feira (19) e prossegue até sexta, (25). O projeto acontece em todo país, numa iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Cultura. Em Ilhéus, o evento conta com total apoio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia. Na programação do evento estão previstas exposições, oficinas, mesas-redondas, visitas monitoradas, seminários e apresentações.

Quinta-feira, 22, às 9 horas, no Memorial Misael Tavares, Ilhéus Hotel, situado no centro histórico, será realizado o encontro do Fórum de Agentes e Gestores Culturais do Sul da Bahia (FAEG). O encerramento da Primavera dos Museus será domingo (25), com uma caminhada do povo Tupinambá saindo de Olivença, às 8h30min, até o Cururupe, em memória aos mártires do massacre do Cururupe.

Está definido o roteiro aos principais museus e memoriais da cidade de Ilhéus e aos integrados à Rede da UESC, como: museus da Piedade, Casarão do Coronel João de Góes – Av. Lomanto Junior, 1246 - Casarão – Pontal; Memorial Misael Tavares - Rua Eustáquio Bastos, 144 - Ilhéus Hotel – Centro; Memorial Unzó Tombenci Neto - Av. Brasil, 485 – Conquista; Museu da Piedade - Rua Madre Thaís, 197 - Alto da Piedade – Teresópolis; Museu do Cacau - Rua Eustáquio Bastos, 170 – Centro.