Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

21/09/2016

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec) convida a comunidade da Uesc para participar da palestra que ocorrerá no dia 23 de setembro.

A equipe do Saec atualmente é formada pelos professores Elisa Prestes Massena, Viviane Briccia, Luciana Passos Sá, George Kouzo Shinomiya, Fernanda Guimarães e Simoni Gehlen, docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2010 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino.

Confira a descrição do evento:

• Sexta-feira, 23 de Setembro - às 14h
    Local e horário: Pavilhão Jorge Amado, 1º andar, sala 3114
    Palestrante: Camile Barbosa Moraes (PPGEC/Uesc)
    Título: A motivação pela docência: narrativas autobiográficas de professores de biologia em formação inicial
    Resumo: No contexto educacional, a motivação destaca-se com uma das temáticas que tem sido amplamente investigada por pesquisadores, no âmbito nacional e internacional. A presente pesquisa pretendeu investigar o perfil motivacional de estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, de uma universidade estadual baiana, pela docência na educação básica. Nesse sentido, buscamos evidenciar o papel da formação inicial nesse processo e a importância das histórias de vida na identificação dos aspectos motivacionais destes futuros professores. Para tanto, adotamos como referencial teórico os pressupostos da Teoria da Autodeterminação, proposta por Deci e Ryan (1985). Os instrumentos de obtenção de informação foram: entrevista narrativa autobiográfica individual, questionário e entrevista por grupo focal. O instrumento de análise das informações fundamentou-se no Método de Análise Interpretativa. A partir dos resultados obtidos e analisados, até o momento, verificamos que a motivação dos licenciandos pela escolha e permanência na carreira docente ocorre por fatores distintos, dentre os quais se destacam a influência de familiares e professores da educação básica e superior. Além disso, constatamos que as experiências formativas ao longo da graduação, tais como a participação como bolsista de iniciação à docência do PIBID, bolsista do Caminhão com Ciência ou monitor do Programa Universidade Para Todos, têm influenciado, de forma significativa, a permanência dos licenciandos no curso. No que tange às expectativas profissionais pela docência, percebemos que todos os licenciandos pretendem ingressar em Mestrados Acadêmicos e, apesar de frequentarem um curso de Licenciatura, boa parte não pretende atuar como professor de Biologia na Educação Básica. Assim, esperamos que os resultados deste estudo possam subsidiar discussões futuras a respeito das trajetórias de vida (pessoal e profissional) de professores em formação inicial e sobre a relação destas com a motivação pela docência.