Seminário de Matemática do DCET

29/09/2016

O Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) convida a comunidade científica para participar do Seminário de Matemática. No mês de outubro de 2016 teremos duas palestras que acontecerão nos dias 04 (terça-feira) e 10 (segunda-feira).

Coordenado por uma equipe formada pelos professores Nestor F. Castañeda Centurión, Germán Gomero Ferrer, Paulo Henrique Galão, Cícero Alfredo da Silva Filho, Mirela Vanina de Mello, André Malvezzi, Natália Rocha Pinheiro e Vinicius Arakawa, o Seminário de Matemática teve início em maio de 2008 e tem como objetivo principal promover o encontro dos membros da comunidade matemática da Uesc, formada por docentes e estudantes, gerando assim oportunidades para um intercâmbio ativo de experiências e o estabelecimento de futuras colaborações para novas pesquisas.

Confira a programação do mês de outubro de 2016:

• Terça-feira 04 de Outubro
    Título:
    Sobre Certas Funções Ortogonais no Intervalo (-1,1)
    Palestrante: Prof.ª Dr.ª Cleonice F. Bracciali - Unesp
    Local e Horário: Sala 1208 - 2º andar do Pavilhão Pedro Calmon, às 09h20min.
    Resumo: Apresentaremos uma classe de funções que satisfazem uma propriedade especial de ortogonalidade no intervalo (-1,1) e uma relação de recorrência de três termos. Esta classe de funções pode ser considerada como uma extensão dos polinômios ortogonais simétricos no intervalo (-1,1) e possuem uma conexão com os polinômios ortogonais no círculo unitário. Também apresentaremos propriedades de seus zeros e aplicações em fórmulas de quadratura. (Trabalho em conjunto com A. Sri Ranga, T.E. Pérez, J.H. McCabe)

• Segunda-feira 10 de Outubro
    Título:
    Equivalências topológicas de CUT e CUT(Fin)
    Palestrante: Prof. Dr. Samuel Gomes da Silva – UFBA
    Local e Horário: Sala 1210 - 2º andar do Pavilhão Pedro Calmon, às 09h20min.
    Resumo: As asserções CUT e CUT(Fin), as quais declaram, respectivamente, "Reunião enumerável de enumeráveis é enumerável" e "Reunião enumerável de finitos é enumerável", são consideradas na literatura de Teoria dos Conjuntos como versões fracas do Axioma da Escolha. Nesta palestra mostramos que dois fatos topológicos bastante conhecidos sobre topologias do tipo das topologias cofinitas e coenumeráveis, e que se utilizam dessas asserções em suas demonstrações, são na verdade equivalências topológicas dessas asserções. Uma discussão sobre o posicionamento das asserções CUT e CUT(Fin) na hierarquia dos princípios fracos de escolha também será feita.