Finep recomenda projeto da UESC

11/10/2016 atualizada em 19/10/2016 10:02 - Assinado pela ASCOM

O Projeto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC),"Serviço de Ômicas Multiusuário Atualizado do Centro de Biotecnologia e Genética (SOMA-CBG)", sob coordenação do professor Carlos Priminho Pirovani, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, foi recomendado pela  Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) conforme consta do resultado preliminar da segunda etapa da Chamada Pública MCTI/ FINEP/FNDCT 02/2016 – Centros Nacionais Multiusuários.

O objetivo da seleção pública da Finep (empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação) é apreciar propostas de apoio a centros nacionais de infraestrutura científica e tecnológica, de caráter multiusuário, contribuindo para o fomento da pesquisa científica nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de consolidar centros de pesquisa já estabelecidos.

Na segunda etapa, no âmbito da linha voltada a laboratórios emergentes, concorreram 100 propostas, mas apenas dez receberam recomendação.  A proposta da UESC foi a única do estado da Bahia a ser aprovada. O projeto SOMA-CBG visa atualizar as plataformas de Proteômica e de Genômica do Centro de Biotecnologia e Genética, consolidando seu caráter multiusuário, ampliando sua atuação na prestação de serviços de confecção de proteínas de DNA/RNA, sequenciamento genômico, metagenômico e transcritômico a empresas privadas, grupos de pesquisas internos e externos à Instituição, além de firmar novas cooperações nacionais e internacionais.

O projeto está orçado em R$ 2,5 milhões e, como resultados, espera-se o aprimoramento das pesquisas em citogenética e evolução de espécies, análises de diversidade genética e fluxo gênico, além do aumento da capacidade de geração de dados genômicos e transcriptômicos, facilitando a compreensão de aspectos bioquímicos, fisiológicos e moleculares no desenvolvimento de plantas e animais e de suas interações. A previsão de divulgação do resultado final é a partir do dia 11 de novembro.

Link resultado:  http://www.finep.gov.br/images/chamadas-publicas/2016/07_10_2016_Resultado_Preliminar_Linha_II.pdf