Homenagens, música e lançamentos na abertura da 4ª feira do livro da uesc

20/10/2016 atualizada em 20/10/2016 12:45 - Assinado pela ASCOM

Uma noite de celebração, literatura, alegria e música. Assim foi a abertura oficial da 4ª Feira Universitária do Livro da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz –, que reuniu alunos, professores, escritores e convidados especiais no Centro Estudantil Universitário (CEU), em comemoração aos 20 anos da Editus – Editora da UESC.

Homenageados

A Editus prestou homenagens a pessoas importantes, simbolizando todos que participaram da sua história. Receberam o carinho do público a Reitora Renée Albagli (1996-2004), a Diretora da Editus Maria Luiza Nora (1996-2011), Ubaldo Santos, George Pellegrini, Henriqueta Souza, Dorival de Freitas (in memorian), Jorge Octávio Moreno, Jorge Araújo, Margarida Fahel, Lurdes Bertol, Maria Schaun e Maria de Lourdes Simões (Tica Simões). O reconhecimento se deve às contribuições de cada um nas áreas de produção, criação, administração e gestão.

Na ocasião, a atual Diretora da Editus, Rita Virgínia Argollo, prestou uma homenagem especial à ex-gestora da Editora, Maria Luisa Nora. A Bibliotecária recém-aposentada, Henriqueta Souza, também foi destacada pela sua trajetória como servidora da UESC e atuação na Editus. O público conferiu também a exposição fotográfica Entrelinhas, que conta um pouco da trajetória da Editora.

Sarau literomusical, bate-papo e lançamento coletivo

A abertura oficial do evento ainda contou com um bate-papo literário entre o Diretor da Fundação Pedro Calmon-Secult-BA, Zulu Araújo, e a escritora Rita Santana, com a mediação do jornalista Fabrício Brandão, editor da revista eletrônica Diversos Afins. O bate-papo foi permeado por canções dos músicos Cabeça Isidoro e Eloah Monteiro, que também falaram sobre o tema Leituras que empoderam. Dando sequência ao evento, cerca de 20 publicações da Editus foram apresentadas ao público em um lançamento coletivo.

A programação da Feira do Livro se estende até a próxima sexta-feira (21), e os interessados podem conferir o cronograma de atividades no blog http://feiradolivrouesc.blogspot.com.br/ ou na página da Editora no Facebook.