UESC celebra mais 15 novos doutores

06/02/2017 - Assinado pela ASCOM

A inserção da Universidade no ranking das universidades de excelência é um indicador claro da importância da instituição como agente de desenvolvimento. Esse é entendimento da administração superior da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Com esse objetivo, continuar construindo uma Universidade de excelência, a política de capacitação da UESC tem buscado promover a qualificação do corpo docente e técnico-administrativo, contribuindo para o desenvolvimento institucional, bem como à melhoria da qualidade do ensino e das pesquisas realizadas na Universidade.

Para esta qualificação, a UESC dispõe de um programa de capacitação que possibilita ao doutorando o afastamento total das atividades por períodos que vão de um ano, para estágios de pós-doutoramento, até quatro anos, para realização de curso de doutorado.

Somente no ano passado, 48 docentes estiveram oficialmente afastados para capacitação em cursos de doutorado, realizados em diversas localidades do país e do exterior. Para viabilizar esta qualificação, a UESC dispõe também de programa de ajuda de custo, com apoio financeiro mensal para aqueles que tiveram o afastamento autorizado, mas que não foram contemplados com bolsas de estudo pelas agências de fomento.

Novos Doutores

Os novos doutores da UESC e suas respectivas teses são: Tatiany Pertel Sabaini Dalben, docente do Departamento de Letras e Artes (DLA), cursou o Doutorado em Língua e Cultura na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e defendeu a tese intitulada “O papel da tradução na formação inicial de professores de língua inglesa”. Também do DLA, o docente Antônio Nolberto de Oliveira Xavier defendeu a tese “Em casa fora de casa: Estratégias comunicacionais na construção do sentido de pertença”, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

O professor Cristiano de Santanna Bahia, do Departamento de Saúde (DS), defendeu a tese “Formação continuada em exercício de professores da Educação Física Escolar: contribuições para a prática pedagógica”, no Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pelo mesmo programa, concluíram o doutorado os docentes Marcial Cotes Jorge, com a pesquisa “Saberes profissionais dos condutores de trilhas de longa duração para atuação em parques nacionais: contribuições para a formação inicial em Educação Física” e  Marcos Menuchi, com a tese intitulada “Estudo da coordenação interpessoal na dinâmica da marcação no futebol: efeitos da manipulação da tarefa em diferentes categorias de formação”.

Também docentes do Departamento de Saúde, concluíram seus doutorado: professores Luiz Henrique da Silva, com a tese “A formação em educação física para atuação na saúde”, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Márcia Morel, com a pesquisa "A Educação do Corpo no Projeto Anisiano de Educação", pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pollyana Alves Dias Costa, que pesquisou “Saúde e ambiente: um estudo sobre meteorologia intra-urbana, Aedes aegypti e a ocorrência de dengue no município de Itabuna”, no doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UESC.

Pelo Departamento de Ciências Jurídicas (DCJUR), concluíram o doutoramente os docentes Clodoaldo Silva Anunciação, com a tese “Regard transdisciplinaire sur le phénomène migratoire au Brésil et en France: prémisses pour un système normatif légitimé par l´alterité et les Droits de l´Homme”, defendida na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, e Lauricio Alves Carvalho Pedrosa, com a pesquisa "O papel do Direito Privado na construção de uma sociedade livre, justa e solidária", pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Também defenderam suas teses os docentes Antonio Henrique Figueira Louro, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), com o trabalho “A suavização Gaussiana como método de marcação de características de fronteira entre regiões homogêneas contrastantes”, pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) e Robson Marinho da Silva, com a tese “Controle de sistemas reconfiguráveis de manufatura”, também pela Universidade de São Paulo.

“Determinantes de qualidade da escola pública: um modelo de avaliação de políticas educacionais no município de Una, Bahia” foi a tese defendida pelo professor Gustavo Joaquim Lisboa, do Departamento de Ciências Econômicas (DCEC), que realizou doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Pelo Departamento de Ciências Administrativas e Ciências Contábeis, concluíram doutorado os docentes Luiza Reis Teixeira, com a tese “Legislativos municipais: dilemas entre participação e representação”, resultado do doutorado realizado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo e Murilo Barreto Santana, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o título “Estrutura de governança de MPEs e políticas públicas de apoio a arranjos e sistemas produtivos locais: um estudo no setor de Tecnologia da Informação da Bahia”.