UESC disponibiliza relatório de avaliação dos estudantes

23/02/2017 atualizada em 23/02/2017 10:51 - Assinado pela ASCOM

A Comissão de Avaliação Institucional (CPA)da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) disponibiliza à comunidade acadêmica e a sociedade em geral o  Relatório Parcial da Avaliação da Infraestrutura da UESC –Sinaes, que reúne a análise dos resultados da avaliação da infraestrutura da UESC, sob a ótica dos discentes dos 33 cursos de graduação presencial. O documento está disponível para cópia e consulta, no portal < http://www.uesc.br/cpa/relatorios/rel_discentes_infraestrutura.pdf >.

A coleta dos dados ocorreu no período de 18 de agosto a 19 de setembro de 2016, quando foi disponibilizado à comunidade acadêmica o acesso ao questionário na página da CPA/UESC e no Sistema Sagres. No segundo semestre de 2016 a UESC possuía 5.833 discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial, destes 1.861 discentes responderam ao questionário, ou seja, 30,6% do total de discentes matriculados.

O professor Marcelo Inácio Ferreira Ferraz, presidente da CPA ressalta que "a avaliação é compreendida como instrumento precípuo à reflexão necessária ao enfrentamento dos desafios econômicos, sociais, educacionais, dentre outros postos pela sociedade  hodierna, ao  redimensionamento da ações institucionais, à sua ampliação, à superação das suas fragilidades e promoção das suas potencialidades, bem como à consecução dos objetivos definidos para a consolidação do ensino, da pesquisa e da extensão."

CPA

A CPA tem por finalidade conduzir a Avaliação Institucional segundo critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, bem como visa a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão de sua oferta, o aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, e especificamente a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais da instituição, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação, da autonomia e da identidade institucional.

Sinaes

O processo de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional é permanente e atende ao disposto na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, e incorporar o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública instituído pelo Decreto nº 5.378/2005.

O objetivo geral do Processo de Avaliação Interna é a ampla análise das dimensões estabelecidas pela legislação vigente, pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, que têm como pressupostos a autoavaliação, a avaliação externa e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade.

Partindo do pressuposto de avaliação continuada e sistemática, o processo avaliativo constitui-se como um instrumento de internalização dos princípios e práticas da excelência em gestão pública.