Programa Mais Futuro oferece estágio e auxílio permanência para estudantes

22/03/2017 - Assinado pela ASCOM

Programa Mais Futuro oferece estágio e auxílio permanência para estudantes

Com o objetivo de promover a permanência e melhoria do desempenho dos estudantes das universidades estaduais baianas, o programa Mais Futuro está com inscrições abertas até o dia 31 de março. Para ter acesso ao auxílio permanência ou às vagas de estágio, os alunos devem se cadastrar no site do programa. Não haverá prorrogação do prazo.

O ‘Mais Futuro’ é um programa de assistência estudantil criado pelo Governo para garantir a permanência dos estudantes que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica, nas universidades públicas estaduais (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc).

O auxílio terá valor de R$ 300 ou R$ 600 mensais. O primeiro valor é destinado a universitários que estudam a até 100 quilômetros da sua cidade de origem. Já o segundo é para aqueles que moram em cidades a mais de 100 quilômetros de distância do campus onde estão matriculados. Estando dentro do perfil (vulnerabilidade socioeconômica) do programa, o estudante poderá receber o auxílio desde o primeiro semestre até completar dois terços do curso.

No terço final da graduação, os beneficiários terão a opção e prioridade para ingressar em vagas de estágio de nível superior ofertadas por órgãos e secretarias do Governo do Estado. Os estudantes que já estão na fase final do curso e atendem os critérios também podem ingressar no programa, já na fase do Estágio.

Entre os critérios para participar do Programa Mais Futuro estão: possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos; ter registro atualizado no CadÚnico (Cadastro Centralizado de Programas Sociais do Governo Federal); não possuir vínculo empregatício e não ter concluído qualquer outro curso de nível superior.

Para efetuar a Inscrição ou Atualização do Cadastro Único, condição indispensável e obrigatória para participar do Programa Mais Futuro, o Responsável pela Unidade Familiar deve se apresentar no posto de atendimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família ou CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município de origem, munido de seus documentos e dos documentos dos demais membros da família para realização do cadastro ou atualização cadastral. A pessoa denominada de Responsável pela Unidade Familiar (RF), deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher.

A iniciativa integra o Programa Educar Para Transformar e tem como meta beneficiar nove mil estudantes universitários em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Eles terão acesso a auxílio financeiro para dar continuidade aos estudos e evitar o abandono do curso superior por falta de condições de concluir a graduação. Segundo o governador, o Mais Futuro é um grande passo para a educação superior pública no estado e terá um investimento de cerca de R$ 50 milhões até o fim de 2018.

NOVOS ESTUDANTES

Você que está ingressando na UESC no SEMESTRE 2017.1 tem a oportunidade de fazer a sua inscrição, desde que atenda aos requisitos legais.

Terão acesso ao sistema de inscrições digitando o CPF no campo destinado ao número da matrícula do estudante e poderão fazê-lo tão logo a universidade faça a carga de dados desses aluno no sistema e comunique aos alunos.

Link: http://maisfuturo.educacao.ba.gov.br/permanencia

Informe-se sobre as regras. Veja a legislação completa e orientações sobre o Mais Futuro e Auxílio Permanência. No próprio link você acessará:

- O Manual do Aluno;

- A Lei Estadual nº. 13.458/2015 do Auxílio Permanência;

- O Edital de Inscrição;

- O Decreto do Auxílio Permanência; e

- O Edital do Estágio.

Confira os telefones disponíveis para mais informações:

Secretaria da Educação do Estado: 0800 071 8956

Uesc: (73) 3680-5452