Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Rádio UESC comemora 2 anos com programação própria e 24 horas no ar

16/05/2017 - Assinado pela ASCOM

Promoções de eventos; coberturas e transmissões ao vivo; treinamentos e formação para os públicos interno e externo; produção de programas semanais e radiojornal diário, além de inúmeras outras atividades extensionistas, fazem parte da rotina da equipe da Rádio Uesc, que está completando neste mês de maio 2 anos de programação própria, intenso trabalho e muita interação com os diversos setores da Uesc.

Nas palavras da professora Eliana Albuquerque, diretora geral da Rádio Uesc, o trabalho na rádio “é uma rotina louca porque a cada dia surgem demandas novas e mais complexas, para uma equipe que é formada por estudantes e está sempre em transformação. É essa equipe que vem fazendo as coisas acontecerem”.

No ar ininterruptamente desde oito de maio de 2015, a Rádio Uesc começou a se formar em 2003, quando os professores  Anaelson Leandro de Sousa e Eliana Albuquerque, do curso de Comunicação Social, submeteram à reitoria e à PROEX um projeto de rádio nos corredores da Uesc, denominado de RADCOM (Rádio Experimental do Curso de Comunicação). Estava ali o embrião do que viria a ser hoje a nossa Rádio Uesc.

HISTÓRIA

As primeiras transmissões experimentais de uma rádio na Uesc foram feitas entre 2003 e 2004, nos corredores do 2º andar do Pavilhão Adonias Filho e através de caixas de som. Depois, entre 2004 e 2005, passaram a ser feitas através de um transmissor de um quilowatts, que foi instalado na torre administrativa, alcançando o bairro do Salobrinho e algumas outras áreas do seu entorno. O transmissor foi lacrado em final de 2005, por iniciativa da universidade, porque ainda não tinha autorização legal para funcionamento. A partir daí e de modo ainda esporádico e experimental, a emissora passou a produzir conteúdos via web, com a coordenação da professora Ayeska Paulafreitas.

A partir de 2007 e até 2009, já sob a coordenação dos professores Eliana Albuquerque e Antônio Figueiredo, a rádio estruturou seus primeiros programas e os veiculava através da Internet, mas ainda não tinha uma página própria nem uma sessão específica na página da Uesc. Foi nesse período que escreveu o projeto de concessão destinado ao Governo Federal e começou a produzir um programa especial, denominado “Vozes dos Ilhéus”, para concorrer ao prêmio Roquette Pinto, promovido pela Associação das Rádios Públicas (ARPUB). O prêmio foi conquistado em 2010, mesmo ano que a reitoria da Uesc entregou o projeto de concessão para rádio educativa ao Ministério das Comunicações.

Daí até 2014 a rádio produziu algumas peças esporádicas e manteve uma rotina de trabalho voltada para a web. Foi a partir de 2014, com perspectiva de receber a autorização do Governo Federal para funcionamento na Frequência Modulada 105,1, que a Rádio Uesc começou a se preparar para entrar no ar. Promoveu uma aproximação com os alunos interessados em rádio e, com eles, fez a cobertura ao vivo da X Semana de Comunicação. Essa equipe serviu de base para a estruturação da nova Rádio Uesc, que entrou no ar em 8 de maio de 2015, transmitindo ao vivo a assembleia geral que deflagrou a greve dos professores da Uesc.

No período da greve, a Rádio Uesc se estruturou como está hoje: formou uma equipe capaz de operar equipamentos e produzir conteúdos; organizou o espaço do laboratório de rádio do Curso de Comunicação (onde funciona) para comportar a nova demanda; fez treinamentos com a equipe; preparou pilotos de programas e estruturou sua programação. Quando a greve acabou, a rádio está consolidada e plenamente no ar via web, servindo de referência para outras emissoras universitárias do país e fazendo escola.

NO AR

Atividade é o que não falta para a equipe da Rádio Uesc que, em dois anos, cresceu em número e em qualidade técnica.

Hoje, além de produzir eventos culturais como o 1º Festival Universitário de Música, a emissora promove eventos de formação para públicos externos à universidade, como os 1º e 2º Curso de Atualização para Radialistas e as oficinas de Rádio Educativo para comunidades indígenas e quilombolas.

Também faz coberturas e transmissões ao vivo de eventos da Uesc ou que a universidade participa, como a Reunião Anual da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM); Congresso Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM) e Jornada Baiana de Agroecologia da Teia dos Povos.  

Além disso, mantém uma programação regular onde figuram um radiojornal ao vivo (o “Uesc em Pauta”), que vai ao ar todos os dias das 11:30 às 12 horas; vários programas semanais (como o esportivo  “Três Pontos”, os musicais “Enciclomúsica” e “Expresso Uesc” ou o programa de debates e varidades “Papo Reto”, entre outros).

Para tocar essas atividades, a rádio conta com uma equipe média de 30 pessoas, entre estagiários (bolsistas e voluntários), técnicos e professora coordenadora, que se revezam em três turnos de trabalho.

COMO PARTICIPAR?

Se você é da UESC e tem alguma ideia para propor à rádio, apareça por lá! A rádio funciona no segundo andar do Pavilhão Adonias Filho, na sala 2211, e fica aberta durante o dia. A equipe se encontra pela manhã, para produção do radiojornal diário e dos programas semanais. Na parte da tarde, o técnico responsável e alguns estagiários ficam de plantão, porque parte da equipe tem aulas a tarde. À noite, a equipe só trabalha em plantões especiais, quando há alguma atividade ou evento para transmissão ou cobertura. Mas, se precisar falar com a rádio, você pode usar o telefone (73-3680.5305), o facebook (https://www.facebook.com/radiouesc/ ) ou a página da rádio no site da Uesc (http://radio.uesc.br/).

Para escutar a Rádio Uesc, você pode usar a página da Uesc (http://radio.uesc.br/) ou baixar o aplicativo para celular (pesquise Radio UESC no seu playstore ou use o tunein). É fácil!

Se você quer trabalhar na rádio, é preciso ser estudante de Comunicação Social, mas para dar ideias, divulgar eventos e atividades ou participar dos programas, basta chegar lá! A equipe tem a maior boa vontade em atender à comunidade.




            


Data de publicação
27/06

Seminário Integrador de Licenciatura em Ciências Biológicas

2ª Edição
27/06

Núcleo de Estudos Sobre Cervejas Artesanais é Criado na Bahia

Programa acadêmico da UESC promoverá inovação, competitividade e desenvolvimento regional
19/06

Segundo o MEC a UESC está entre as melhores universidades do país

A UESC é a primeira entre as quatro universidades estaduais da Bahia e figura entre as 64 melhores do Brasil.
14/06

Projeto Sétima na Quinta

Dia 22 de Junho
13/06

Editus integra a SciELO livros

A SciELO Livros é uma plataforma que permite a publicação on-line de livros de conteúdo científico. A seleção dos títulos é criteriosa e segue padrões internacionais de avaliação.
13/06

Aula Pública do Mestrado Profnit

Dia 14 de Junho
13/06

Minicurso Redes Sociais no Trabalho: Vilã ou Ferramenta?

Dia 27 de Junho
12/06

Curso Orientação e Mobilidade

De 10 a 14 de Julho
09/06

UESC recebe um dos maiores especialistas do Brasil em patentes e informação tecnológica

Henry Suzuki fará palestra gratuita para comunidade acadêmica, em mais uma edição do Programa Ideação e Empreendedorismo, dia 14 de junho, às 14h no auditório do pavilhão DCET
09/06

Mestrado Profissional em Química - PROFQUI

Realiza Exame Nacional de Acesso no dia 18/06
08/06

Mini-cursos do Laboratório de Ecologia (LabEco)

Biologia no mar e Golfinhos-rotadores em Fernando de Noronha: pesquisa e conservação
07/06

Dispensa de Licitação de Caráter Emergencial

Aviso de Convocação de Interessados
05/06

Adélia Pinheiro debateu futuro das universidades públicas brasileiras no 60º Fórum da Abr

Busca de saídas individuais pode ser alternativa para a crise coletiva, segundo reitora Adélia
05/06

Projeto Sétima na Quinta

Dia 08 de Junho
05/06

Curso de Formação do UPT

Para os Monitores Administrativos e de Coordenação
02/06

Restaurante Universitário da Uesc

Cadastramento Biométrico de Estudantes
02/06

Seminário de Matemática do DCET

Dias 09 e 30 de Junho
01/06

Céu Aberto

Dia 06 de Junho
1 a 18 de 18         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster