Editus no Jequitibá

20/07/2017 - Assinado pela ASCOM

Mais que publicar livros, é preciso investir na formação de leitores. Com esta perspectiva, a Editus – Editora da UESC promoveu uma ação no Shopping Jequitibá, em Itabuna (BA), nos dias 13 e 14/07. Além de levar a sua já conhecida feirinha de livros, organizou duas rodas de conversa que conquistaram o público.

A professora Flávia Alessandra de Souza, doutora em Sociologia, conversou com estudantes da Escola Curumim e transeuntes atraídos pela iniciativa. O tema "Combate à violência contra a mulher" foi debatido com o apoio da tenente Laís Sena Mimoso, que integra a equipe da Ronda Maria da Penha. Ambas falaram sobre questões em torno do feminismo, da violência simbólica e de como agir em situações de vulnerabilidade, chamando a atenção para as leis que dão suporte a estas ocorrências.

O debate sobre “Migração e refugiados” foi conduzido pela professora Maria Luiza Santos, também conhecida como Malu. Doutora em Ciências Sociais, pesquisa e escreve sobre o tema para o público acadêmico e para o infanto-juvenil. Na plateia, além dos consumidores que visitavam o Shopping, os jovens da LBV – Legião da Boa Vontade. Muitas perguntas e posicionamentos possibilitaram a compreensão de um problema complexo, grave e, de certo modo, pouco discutido pela sociedade. A participação da autora encerrou com o pré-lançamento de “Intercambiando com Demetrius e Felipa”, seu mais novo livro.

De acordo com a diretora da Editus, professora Rita Virginia Argollo, esta pareceria com o Shopping Jequitibá foi extremamente eficaz para a Universidade Estadual de Santa Cruz e, consequentemente, para a Editus. “É fundamental tornar acessível para a comunidade o conhecimento produzido na Universidade. Contribuir para a transformação social também é nossa responsabilidade. E nós continuamos acreditando que o livro precisa chegar até o leitor e situações que fomentem o interesse pela leitura e ampliação de consciência devem ser viabilizadas”, conclui.