XIII Encontro Local do Proler/ VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura do Sul

20/09/2017 atualizada em 28/09/2017 12:04

O XIII Encontro Local do PROLER acontece nos dias 18 e 19 de outubro de 2017, evento focado na promoção da leitura e na formação de mediadores. Nesta edição, o tema “Livros: mediar é semear o futuro”, abordará as possibilidades de construir uma nova perspectiva de futuro, semeando literatura. A conferência de abertura, “Literatura, experiência literária e formação docente”, proferida pela Prof.ª. Dr.ª. Célia Abicalil Belmiro, da UFMG, além de 10 oficinas e 10 minicursos, tratam de aspectos teórico-práticos e interdisciplinares da formação do leitor.

Destaque para o VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, que contará com a presença de Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Prolivro-SP, apresentando a pesquisa “Retratos da  leitura no Brasil”, em sua 4ª edição. O Conselho Regional de Biblioteconomia – 5ª Região (Bahia e Sergipe) participará do debate com gestores das Secretarias de Educação e de Cultura, Conselhos e Academias de Letras, discutindo os caminhos para a implantação dos Planos Municipais do livro e da leitura.

Na tarde do dia 19 de outubro, o bosque da Uesc será o palco para receber crianças de escolas selecionadas pelas Secretarias de Educação para interagirem com atores de linguagens diversas (música, teatro, contação de histórias, criação de livros e dança), num semear de livros e textos literários e musicais, nossa semeadura na esperança de um futuro referenciado e melhor.

O evento, aberto aos professores e alunos da Educação Básica, licenciandos e comunidade em geral, contará com oficinas, minicursos e atividades culturais. Os interessados em participar dos minicursos e oficinas podem se inscrever gratuitamente no Protocolo Geral, térreo do Pavilhão Adonias Filho, entre os dias 19/09 e 17/10 das 08h às 21h.

Para maiores informações, consulte o Edital

Confiram a Programação detalhada.

Viabilizam a realização do evento: a Uesc – Universidade Estadual de Santa Cruz, Proex/Proler/Uesc, DLA, Ficc (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), Secretaria de Turismo e Cultura de Ilhéus, Secretarias Municipal de Educação de Ilhéus e de Itabuna, NTE-05 (Núcleo Territorial de Educação), Biblioteca Central da Uesc.

Apoiam o evento: Instituto Prolivro- SP, Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB-05, TV Santa Cruz (sucursal da rede Globo), Editus – Editora da Uesc, Parfor (Pedagogia), Profletras (Uesc), Mestrado Acadêmico em Letras (Linguagens e Representações), EAD Letras/Uesc e NAU – Núcleo de Artes da Uesc.