Pesquisadores da Uesc e do IF Baiano Santa Inês

09/04/2018 atualizada em 09/04/2018 13:45

O Doutorando Lander Alves do programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (PPGBBM), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), sob orientação dos professores Eduardo Gross (DCAA) e Pedro Mangabeira (DCB), desenvolve o projeto de pesquisa intitulado “Fungos Micorrízicos Arbusculares como ferramenta biotecnológica para a remediação de áreas uraníferas na Serra Geral da Bahia”.

O projeto é desenvolvido em parceria com o professor Fábio Carvalho Nunes do IF Baiano Campus Santa Inês e conta com o apoio das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Os resultados da pesquisa oportunizaram a publicação de dois capítulos no livro intitulado “Bio-Geotechnologies for Mine Site Rehabilitation”, publicado em 2018 pela editora Elsevier. Vale ressaltar que esta pesquisa está vinculada a um convênio de cooperação internacional firmado entre a Uesc e a University of Hyderabad, na Índia, contando com a participação do professor Majet N.V. Prasad, referência mundial em Fitotecnologia.

O livro aborda as potencialidades biotecnológicas, físicas, químicas e de engenharia para a recuperação de resíduos oriundos de áreas mineradas. Conta com a colaboração de pesquisadores do Brasil, Índia, China, Tailândia, República Tcheca, Polônia, EUA, Reino Unido, Irlanda, Japão, Nigéria e Rússia. O livro pode ser adquirido no  site da Elsevier.

Como parte das abordagens científicas do projeto, foram desenvolvidos três subprojetos junto ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) no Centro de Pesquisa em Materiais e Energia (CNPEM), em Campinas. O mais recente destes subprojetos tem como título “Absorption and translocation of uranium in mycorrhizal corn (Zea mays L.) grown in hydroponic culture” e deverá ser executado em junho deste ano.

O doutorando Lander Alves concedeu entrevista, que é uma produção do LNLS, onde explica, de forma simples, um pouco do Projeto e sua importância.

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

Dia 25 de Maio

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 24 de Maio