Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

21/05/2018

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec) convida a comunidade da Uesc, Professores da Educação Básica e demais interessados para participar do Seminário "O trabalho com questões sociocientíficas em sala de aula: dificuldades e perspectivas", que ocorrerá no dia 25 de maio.

A equipe do Saec atualmente é formada pelos professores  Christiana A. Vianna Prudêncio, Clemildes Pereira Alves, Elisa Prestes Massena, Simoni Gehlen e Viviane Briccia, docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2012 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo entre os licenciandos, mestrandos e professores da educação básica com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino.  Também são realizados cursos de formação continuada com professores da área de Ciências, Física e Química em escolas da Educação Básica da região Sul da Bahia.

Confira a descrição do evento:

Sexta-feira, 25 de maio 
Local e horário: Auditório Max de Menezes, às 13h30min
Palestrante: Profª Drª Cinthia Leticia de Carvalho Roversi Genovese (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG)
Resumo: O seminário tem como objetivo discutir a importância das questões sociocientíficas como uma possibilidade de implementar em sala de aula um ensino de ciências crítico, que contemple as diferentes opiniões dos estudantes e que amplie a compreensão das relações entre ciência e tecnologia, imersas em uma sociedade dominada por interesses econômicos. Para isso, retoma a origem dessa perspectiva de educação no movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), explica a natureza das questões sociocientíficas e sua presença na mídia, bem como os desafios encontrados pelos docentes que decidem trabalhar com temas científicos controversos em suas aulas. Por fim, argumenta que é promissor o estudo de questões sociocientíficas no ensino de ciências a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web