Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UESC realizou o IX Workshop

13/06/2018 - Assinado pela ASCOM

Docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGGBM), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), realizaram uma avaliação e debates sobre a evolução do programa na formação de profissionais qualificados para atuar na área de Genética e Biologia Molecular durante a sua história. Na abertura da reunião o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC, professor George Rego Albuquerque, destacou a importância do programa na formação de mestres e doutores na área e a evolução do número de PPG’s da UESC com nota 5 na CAPES.

Uma análise sobre os indicadores do PPGGBM/UESC, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante o quadriênio 2013-2016 foi realizada comparativamente aos PPGs avaliados com nota 6 e 7 na Câmara de Pesquisa 2 da Área de Ciências Agrárias I.

De acordo com o coordenador do programa, na UESC, professor Carlos Priminho Pirovani, "Os indicadores apontam que o PPGGBM/UESC está no mesmo patamá desses programas. A análise da ficha de avaliação do programa da UESC aponta equívocos sobre os indicadores do PPG em Genética e Biologia Molecular da UESC que levaram à manutenção da nota 5. Em itens de avaliação que o programa de Genética apresenta índices superiores ao dos demais programas da área foi atribuído o conceito bom ou regular, enquanto a outros programas em outras instituições, foi atribuído Muito Bom.”

Os representantes discentes junto ao Colegiado apresentaram a visão dos alunos e sugestões para melhorias do Programa. As métricas relativas ao corpo docente, corpo discente e a produção científica do programa nos anos de 2017 e 2018 foram comparadas com as métricas do quadriênio 2013-2016. O principal destaque foi a redução do tempo médio de titulação de doutores de 56 meses no quadirênio anterior para 48 meses no quadriênio em curso.

O percentual de discentes de doutorado titulados em relação aos discentes matriculados, também subiu de 17% para 22,4 %, ficando acima do índice considerado MUITO BOM (20%) pela Capes. A metade do corpo docente apresentou produção de artigos nos extratos elevados da Capes (A1+A2+B1) superior ao quadriênio anterior.

O número de projetos coordenados por docentes, que variou de um a 10 no quadriênio anterior está mais equilibrado nesse quadriênio variando de 1 a 4, com a maioria dos docentes coordenando um total de dois ou três projetos. O evento foi encerrado com a elaboração de um planejamento com levantamento de metas e ações para o quadriênio 2017-2020 com a contribuição de docentes e discentes, no sentido de adotar medidas mitigadoras para manter os bons índices já alcançados e melhorar aqueles em que ainda há possibilidade nesse sentido.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web