Reitora da UESC Adélia Pinheiro participa da missão da Abruem à Hungria

01/07/2018 atualizada em 03/07/2018 09:44 - Assinado pela ASCOM

A Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) ano a ano promove uma missão a universidades de outros países com vistas a promover a internacionalização das suas 45 instituições de ensino superior, estaduais e municipais afiliadas. A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e vice-presidente da Abruem, Adélia Pinheiro participa, mais uma vez, da missão que teve inicio no dia 25 de junho e prossegue até  seis de julho.

Neste período estão sendo realizadas visitas técnicas a 15 universidades e centros de pesquisa. A comitiva da Abruem, composta por 21 membros, sendo 12 reitores, três vice-reitores, cinco pró-reitores e assessores de Relações Internacionais e o secretário-executivo da Associação.

No primeiro dia em território húngaro, o programa possibilitou a aproximação visando parcerias com três IES. Pela manhã, foi visitada a Szent István University, localizada no Castelo de Bodollo, na cidade de Godölo, e especializada em energias renováveis e agricultura. Já no período da tarde, a comitiva se dividiu. Parte esteve na Károli Gáspár University, forte na área de humanidades e com um grupo de pesquisa em estudos sobre a América Latina; e outros dirigiram-se a Universidade Centro Europeia, altamente internacionalizada com professores de 51 países e mais de 1.500 mestrandos e doutorandos. Estes oriundos de 117 países estão, nesse momento, matriculados na Instituição.

O dia 26 foi inteiramente dedicado a reuniões e visitas técnicas na Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste. Pela manhã, os membros da comitiva da Abruem foram recepcionados pelo reitor János Józsa, que reforçou o interesse institucional em cooperar científicamente com o Brasil e a admiração pelos estudantes brasileiros. A Universidade, de 236 anos, foi apresentada pela vice-reitora Krisztina Lászió, que detalhou a estrutura da instituição, que conta com 70 departamentos, oito faculdades, 23 mil estudantes, sendo 1500 provenientes de outros países. Segundo Krisztina Lászió, a Universidade de Tecnologia e Economia considera como áreas prioritárias para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas a inteligência artificial e as cidades inteligentes, nanotecnologia, nanociências, biotecnologia, proteção ambiental e saúde.

Durante a apresentação da Universidade também foi destacado seu histórico de cooperação com instituições brasileiras. A Hungria foi o décimo destino mais procurado por alunos beneficiados com bolsas pelo programa Ciência Sem Fronteiras, recebendo mais de 2 mil estudantes brasileiros. E a Universidade de Tecnologia e Economia foi a mais procurada, no país, por esses alunos, a maioria de Minas Gerais e São Paulo. Ressaltou-se que, nesse momento, o programa Erasmus Mundus é o caminho para o fortalecimento da cooperação com o Brasil.

Projeto Céu Aberto

Dia 04 de Setembro

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 06 de Setembro

Setembro Amarelo

Mês de Prevenção ao Suicídio

Projeto Conecte em Si

Yoga e Meditação Coletiva na Uesc

Curso Pontos de Gramática: Colocação Pronominal

Dia 03 de Outubro

Curso Pontos de Gramática: Crase

Dia 19 de Setembro

Setembro amarelo: UESC desenvolve ações para estimular prevenção do suicídio

Durante este mês serão realizadas diversas atividades com o objetivo de discutir formas de prevenir o suicídio

XIV Encontro de Medicina Veterinária da Uesc

De 25 a 27 de Setembro

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 13 de Setembro

Editus promove evento de incentivo à leitura no Shopping Jequitibá

A intenção da Editora é levar ações de leitura a espaços diversos, favorecendo o contato do público com as publicações de editoras universitárias.

12ª Semana de Comunicação da Uesc

De 01 a 03 de Outubro

I Congresso Regional: Farol para o Desenvolvimento

De 09 a 11 de Outubro