Colóquio Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero - Codiv

18/07/2018 atualizada em 18/07/2018 14:03

O Colóquio Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero - Codiv - constitui-se em espaço privilegiado para o encontro de pessoas LGBTTQI (e suas possíveis combinações/derivações), destinando-se principalmente a encaminhar questões de vida e discurso. O enfoque parte das teorias de gênero e sua ampliação pelas categorias de etnia, raça e classe social, contemplando debates acerca de representações literárias e enunciados (auto)biográficos que englobem, dentre outros, os percursos e viabilidades conceituais dos Estudos Gays e Lésbicos, da homocultura, do homoerotismo, da literatura homoerótica, da teoria Queer, dos estudos transviades e outras rupturas investigativas.

Organizado por pesquisadores do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Linguística e Literatura (Anpoll), denominado Homocultura e Linguagens, em conjunto com o Departamento de Letras e Artes e o Programa de Pós-Graduação em Letras - Linguagens e Representações - da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o evento permite discutir aportes teórico-conceituais e desdobramentos analíticos de/sobre outros trânsitos intersubjetivos que possibilitem refletir acerca do corpo enquanto alvo propício a investimentos discursivos (seu imaginário na sociedade das imagens), socioeconômicos (corpo trabalhado/trabalho do corpo) e micropolíticos (sexualidade e processos individuação).

O evento, que acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro no Campus da Uesc, tem como objetivos:

• Reunir pesquisadores da diversidade sexual e de gênero, a fim de estabelecer debate qualificado sobre questões de vida, política, arte, estudo e teoria;
  • Ampliar o diálogo com a comunidade sobre as temáticas LGBTTQI;
  • Incrementar ações afirmativas relacionadas a questões de gênero e sexualidade;
  • Viabilizar canal de discussão acerca das representações de diversas sexualidades, principalmente, na literatura e no cinema contemporâneos;
  • Constituir ponto de combate ao elitismo acadêmico, à heteronormatização, à homofobia e a variadas formas de preconceito e violência simbólica.

O Codiv tem como público alvo: Lésbicas e gays, bissexuais e pansexuais, travestis e transgêneros, queers e intersexuais, indefiníveis e inidentificáveis, curiosos e simpatizantes etc.; Alunes e professores da graduação e pós-graduação da Uesc, educadores das redes pública e privada de ensino; Movimentos estudantis, sociais e promotores de políticas públicas.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por formulário on line, no período de 18/07 a 09/09/2018

Consulte a programação

Organização: Prof. Dr. André Luis Mitidieri (Uesc)
                        Prof. Dr. Marcus Antonio Assis Lima (Uesb)