Incubadora de Biotecnologia divulga edital de seleção de ideias inovadoras

18/10/2018 - Assinado pela ASCOM

Broto Incubadora de Biotecnologia em conjunto com o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), promove duas oficinas de Modelagem de Negócios e Empreendedorismo Tecnológico, que ocorrem nos dias 18/10 e 24/10, às 14 horas no auditório do Instituto de Pesquisas Físico Químicas (IPAF) da UESC. Nas oficinas, a Coordenação da Broto fará o lançamento dos editais de seleção do Programa de Prospecção e Formação de Jovens Empreendedores, além do edital de Pré-Incubação de Empreendimentos Inovadores na área de biotecnologia, cujas inscrições estão abertas.

O objetivo do Programa de Prospecção de Ideias Inovadoras e Formação de Jovens Empreendedores é prospectar novos talentos e ideias inovadoras na área de biotecnologia que serão selecionados para integrarem o Programa de Formação Empreendedora da Broto, na  UESC. Este Programa visa induzir e incentivar o surgimento de futuros empreendimentos tecnológicos elegíveis aos programas de pré-incubação e incubação da Broto, na Universidade Estadual de Santa Cruz, através de um programa de qualificação, coach e mentoria orientada ao desenvolvimento de startups.

Já Programa de Pré-Incubação da Broto tem por finalidade selecionar projetos de desenvolvimento empresarial na área de biotecnologia, que se proponham a desenvolver tecnologias inovadoras ou novos modelos de negócios. O foco dos projetos deve ser agregar valor a produtos, serviços e/ou processos por meio de inovações tecnológicas e soluções criativas para o mercado de biotecnologia (agroalimentar, saúde, energia, química, meio ambiente etc).

A Broto é uma incubadora bi-institucional vinculada a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O seu objetivo é desenvolver novos negócios fundamentados em produtos, processos e serviços inovadores, naturais e ecologicamente corretos, na área de biotecnologia, fornecendo suporte gerencial e infraestrutura aos  empreendedores.

Através dos programas disponibilizados pela Broto, a UESC reforça o seu compromisso com o desenvolvimento regional, através da integração da universidade e do setor produtivo, estimulando o crescimento econômico e a dinâmica empreendedora local. O programa de formação empreendedora é gratuito e destinado a jovens entre 18 e 30 anos de idade, enquanto o programa de pré-incubação possui uma taxa de inscrição simbólica, no valor de R$100,00.

O evento de divulgação e oficina Canvas visa orientar os interessados em concorrer ao edital, promovendo a capacitação dos participantes no que se refere a modelagem de negócios inovadores a partir do gerenciamento estratégico e visual da ideia de empreendimento. Durante a oficina os participantes serão estimulados a desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes, além de analisar modelos de negócios expressos em cases de sucesso conhecidos.

Para a primeira oficina, será mediada pelo economista e professor Thiago Cavalcante, que é doutorando em Economia Aplicada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisador associado da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). Em 2015, Thiago foi classificado no Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional por seu estudo na área de indústria criativa. No dia 24/10, a oficina vai ser conduzida pela Profa. Dra. Josefina Vervloet Fontes, vinculada ao Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC) da UESC e ao Núcleo de Inovação Tecnológica. A Profa. Josefina é também coordenadora de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão ligada ao empreendedorismo na UESC, entre elas o Projeto Empreender Salobrinho.

SERVIÇO:

O que? Lançamento do edital da Broto Incubadora de Biotecnologia.

Quando? Quinta-feira, 18/10, às 14h e Quarta-feira, 24/10, às 14h.

Onde? Auditório do IPAF, 2º Andar – (Fundo do Pavilhão Jorge Amado) campus da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Mais informações:

Broto Incubadora de Biotecnologia