Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Discente da UESC recebe financiamento internacional para sua pesquisa de mestrado

07/11/2018 atualizada em 07/11/2018 13:06 - Assinado pela ASCOM

A discente Taruhim Miranda Cardoso Quadros, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UESC, aprovou em edital competitivo, um financiamento de 5 mil libras (aproximadamente R$24.000,00) para a sua pesquisa. O auxílio proveniente da Fundação Rufford, do Reino Unido, está voltado à formação de jovens pesquisadores que atuem na conservação da natureza.

A mestranda solicitou apoio para o desenvolvimento de seu projeto de mestrado, intitulado “Restaurando o passado, reconstruindo o futuro: como parâmetros genéticos podem subsidiar a restauração florestal?” Juntamente com sua orientadora, a Dra. Fernanda Amato Gaiotto, a discente redigiu a proposta para investigar as bases genéticas presentes em diferentes áreas de restauração florestal, usando o jacarandá-da-Bahia (Dalbergia nigra) como espécie modelo.

A pesquisa tem por objetivo sanar um importante questionamento atual: as estratégias de restauração de florestas são eficientes para manter padrões genéticos similares aos existentes nas florestas nativas remanescentes? Elevados níveis de diversidade genética possibilitam populações a expressar aptidões necessárias à sobrevivência ao longo do tempo. Assim, a partir do estudo de áreas já restauradas, Taruhim também produzirá conhecimentos de aplicabilidade prática em futuros projetos de restauração.

 Seus resultados serão divulgados à sociedade com o auxílio de parcerias já estabelecidas com empresas do setor florestal e atores importantes da restauração florestal na Bahia (como o Instituto Floresta Viva e o Programa Arboretum). A proposta, obrigatoriamente escrita em inglês, foi submetida no mês de agosto e teve resultado divulgado no dia 6 de novembro. Agora, o financiamento está em fase de implementação, com documentação sendo enviada para a Rufford.

A Fundação Rufford (Rufford Foundation), do Reino Unido, auxilia projetos voltados a conservação da natureza em todo o mundo e até hoje já contribuiu para mais de 4 mil projetos em 156 países. A submissão de propostas de financiamento pode ser feita ao longo de todo o ano, e a fundação fornece materiais de apoio para elaboração das propostas em seu website (https://www.rufford.org/rsg/).

 FOTO: (A esquerda, Fernanda Amato Gaiotto, orientadora da Mestranda Taruhim Miranda Cardoso Quadros.)




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web