UESC firma convênio beneficiando alunos e idosos do Abrigo São Vicente de Paulo

07/11/2018 - Assinado pela ASCOM

Uma boa notícia para os alunos do Departamento de Ciências da Saúde (DCS) da Universidade Estadual de Santa Cruz. Vão ganhar mais oportunidades de estágio. Com esse objetivo a reitora da UESC, professora Adélia Pinheiro juntamente com o diretor do DCS, professor Cristiano Santana, assinaram convênio de cooperação técnica com a Sociedade São Vicente de Paulo, (antigo Abrigo São Vicente de Paulo) representado pelo presidente, o padre Valdir José Gonçalves.

A reitora Adélia Pinheiro reafirmou “o objetivo de formalizar as condições básicas para a realização de estágios obrigatórios de alunos dos cursos de graduação da instituição de ensino superior. Mas o estágio somente poderá verificar-se em unidades que tenham condições de proporcionar experiência prática na linha de formação do estagiário, devendo o aluno estar em condições de realizar o estágio. Os estágios devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem e serem planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares.”

O Abrigo São Vicente de Paulo, com sede na Avenida Luiz Viana Filho, 736, bairro Conquista, em Ilhéus, foi fundado em 10 de setembro de 1916, pelos “vicentinos”. É uma entidade sem fins lucrativos que vem prestando serviços à comunidade ilheense e da região, cuidando de idosos carentes.

“Hoje é uma referência no apoio a idosos e abriga cerca de 90 deles. Enfrenta dificuldade para manutenção dos internos, mesmo recebendo o apoio de parcela considerável da sociedade e dos vários segmentos religiosos. Isso cativa as pessoas a gera sentimentos de solidariedade e doação sem querer nada em troca, característica de nosso povo: se juntar, arregaçar as mangas e ajudar, mesmo que isso, hoje em dia, seja algo menos recorrente. O convênio é muito bem-vindo e abre outras possibilidade,” frisa o padre Valdir Gonçalves.