GPEMAC comemorou 19 anos

13/11/2018 - Assinado pela ASCOM

Para comemorar os 19 anos do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) foi realizada a VI Jornada do GPEMAC (versão externa), na cidade de Wencesleu Guimarães.

A Jornada do GPEMAC é um dos projetos de extensão do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional e foi criada em 2008 com objetivo de divulgar as produções dos membros deste Grupo de Pesquisa, visando proporcionar um espaço para debates e reflexões sobre temas de Educação e Matemática, a fim de fornecer subsídios aos estudantes e professores, em relação à pesquisa, ensino e extensão.

Desde a sua criação, a jornada sempre se realizou dentro da UESC, contando com um palestrante convidado de outras instituições no Brasil e dois palestrantes pesquisadores na própria UESC. As oficinas eram proferidas pelos bolsistas de IC e pesquisadores integrantes do grupo. Neste ano de 2018, o grupo repensou na metodologia do desenvolvimento da Jornada, com viés na sua essência, enquanto projeto de extensão, para beneficiar e chegar mais perto das instituições da Educação Básica na região.

Segundo o professor/Dr Afonso Henriques Negamini “nesse repensar, mantém-se a sequência das Jornadas, integrando a sequência de Versões externas. Assim, ao invés da Jornada ocorrer dentro da UESC, ela foi  para o chão das escolas, nos municípios da região, a partir de contato do próprio grupo com uma direção escolar de um município ou por convite da escola de um determinado município da região. Mantém-se a realização da Jornada em um dia, como sempre ocorreu dentro da UESC, adaptando, contudo, a programação para a nova versão, onde os professores e estudantes que compõem o GPEMAC desenvolvem e apresentam as atividades da Jornada.”

A primeira versão externa da Jornada externa foi realizada em Wenceslau Guimarães, no dia 18 de setembro, colocando no centro das discussões os trabalhos recentes realizados pelo grupo, que envolvem diversos jogos educativos com a finalidade de trabalhar os conceitos a partir destes jogos, enquanto ferramentas mediadoras na relação do professor ou aluno com os conhecimentos matemáticos. Durante a Jornada, a equipe do GPEMAC apresentou um panorama da sua produção científica, oferecendo uma oportunidade para que alunos e professores tivessem um momento de discussão de temas relacionados a jogos educativos com foco em conceitos matemáticos.

A realização da Jornada contou com o apoio do secretário municipal de Educação Wenceslau Guimarães, Marcos Antônio Bonfim Pereira e da coordenação local representada pela professora Márcia Gomes Souza. Sessenta professores de Matemática e de Pedagogia participaram da Jornada, interagindo efetivamente na palestra e no decorrer das oficinas.

“Os resultados mostram que os professores participantes se sentiram realizados, diante de uma dinâmica de formação continuada de qualidade e relataram que gostariam que ações como essas de profissionais da Universidade Estadual de Santa Cruz, acontecessem com frequência no município. Para o grupo também foi uma experiência importantíssima diferenciando a Jornada Interna (na UESC), que envolve mais estudantes em formação inicial, da Jornada Externa (no chão da escola) que envolve exclusivamente um público específico, notadamente, os professores em sala de aula na Educação Básica,” frisa o professor Afonso Henriques.

GPEMAC

Criado em 27 de outubro de 1999 na UESC, o GPEMAC sempre contou com a participação de muitos docentes e estudantes da UESC, bem como de outras instituições no país e no exterior. |O seu primeiro projeto de pesquisa, registrado na PROPP sob número 00220.1300.161, foi o marco da criação do GPEMAC.

O projeto Ensino-Aprendizagem em Ambiente Computacional deu nome ao grupo, que vem trabalhando, não apenas na pesquisa e na extensão, mas também na preparação e orientação de seus bolsistas em prosseguir os estudos em nível de pós-graduação. Muitos deles, atualmente, são doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e professores orientadores no próprio grupo, é o caso, por exemplo, da primeira bolsista de iniciação científica do grupo, a professora Rosane Leite Funato, no âmbito do primeiro projeto do grupo.