Broto Incubadora de Biotecnologia da UESC/UEFS abre edital de Seleção de ideias, produto o

12/02/2019 - Assinado pela ASCOM

A partir do dia 18 de março estarão abertas as inscrições para a seleção de propostas para pré-incubação na Broto/UESC. Os interessados devem buscar informações através do telefone (73) 36805190, brotobiotec@uesc.br e no site WWW.broto.uesc.br.

O objetivo é fortalecer e contribuir para o desenvolvimento de negócios a partir de ideias, produtos, processos ou serviços que envolvam biotecnologia, a Broto Incubadora de Biotecnologia abre um edital de seleção para pré-incubação.

O edital tem por objetivo prospectar empreendedores, iniciantes ou não, que apresentem soluções criativas por meio de inovações tecnológicas para alguns dos diversos setores do mercado de biotecnologia, como engenharia de alimentos, saúde, energia, química, meio ambiente etc.

Broto Incubadora de Biotecnologia e o que ela faz?

Uma Incubadora de Empresas, ou simplesmente Incubadora, tem como objetivo incentivar, orientar e abrigar empresas com propostas de produtos, processos ou serviços inovadores, nascidas de projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico para que estas se tornem negócios de sucesso.

A Broto Incubadora de Biotecnologia é uma iniciativa bi-institucional das Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O foco da Broto Incubadora de Biotecnologia é o desenvolvimento de novos negócios na área de biotecnologia, naturais e ecologicamente corretos, no estado da Bahia, especialmente em Ilhéus e região.

Na UESC, a Broto oferece apoio de gestão empresarial, por meio de assessorias, consultorias e treinamentos; orientação tecnológica e mercadológica; desenvolvimento do perfil empreendedor; gerenciamento de projetos; assessoria na captação de recursos e no acesso a entidades de pesquisa; consultoria em registro de patente e marca; além de promover e divulgar os empreendimentos incubados. Essa iniciativa da UESC tem por objetivo contribuir para o fortalecimento e a diversificação da matriz produtiva regional, contribuindo com o desenvolvimento econômico dos municípios de seu entorno através da transferência de conhecimento e tecnologia.

O que é a Pré-incubação?

Em uma Incubadora existem duas modalidades de incubação: a pré-incubação e a incubação. A primeira o apoio às ideias e negócios nas primeiras etapas de suas vidas. O que difere as duas etapas é o grau de amadurecimento da ideia/projeto da proposta de negócio e do grupo proponente. Após a etapa de incubação ocorre a graduação da empresa, já formalizada para esta etapa, em que a empresa já está suficientemente estruturada para que desenvolva sozinha o seu próprio negócio. Após a graduação a empresa é uma parceira da Incubadora e contribuí com a mentoria de novas startups pré-incubadas e incubadas da Broto.

Atualmente, o Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia é a empresa que se encontra incubada na Broto/UESC.