Na UESC o Colóquio Internacional sobre Migrações e Capacitação em Políticas Sociais

12/03/2019 atualizada em 15/03/2019 10:56 - Assinado pela ASCOM

2º Colóquio Internacional e Interdisciplinar sobre Migrações e Refúgio - II Ciimigrar será realizado, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), nos dias 20, 21 e 22, com o tema: Migrações e Refúgio: Os muros e as pontes no Brasil do século XXI.

A realização do evento é dos Departamentos de Ciências Jurídicas (DCIJUR) e de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, em parceria com o Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (Nepo) da Universidade Estadual de Campinas e Observatório das Migrações do Estado de São Paulo, no âmbito do Projeto de Pesquisa da UESC, Migrações e Refúgio: Os muros e as pontes no Brasil do século XXI.

O II Ciimigrar vai discutir os reflexos da Lei 13445/17 (Nova Lei de Migração) na situação jurídica dos migrantes e refugiados de forma interdisciplinar, com o objetivo fazer o intercâmbio de saberes e experiências entre pesquisadores de várias instituições de ensino superior, docentes, discentes e migrantes que contribuam para elevação do nível de conhecimento da matéria nos âmbitos local, regional e nacional.

De acordo com a coordenação do evento “hoje a questão migratória desafia uma leitura cruzada, pois dada a complexidade da temática esta não pode ser exaurida por nenhum domínio científico isolado. O fenômeno migratório, sendo multifatorial, impõe debates nos domínios da Política, Geografia, Sociologia, Antropologia, Economia, Filosofia e Direito”.

No dia 21, acontece também na UESC, o 18º Programa de Capacitação em População, Cidades e Políticas Sociais com o apoio do Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO-UNICAMP) e do Observatório das Migrações no Estado da Bahia-Universidade Estadual de Santa Cruz, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

O Programa de Capacitação objetiva capacitar e sensibilizar gestores de secretarias municipais, estaduais para as interrelações entre população e desenvolvimento social, enfatizando as novas dinâmicas do crescimento populacional, trabalho e as migrações internas e internacionais.

Dentro de uma perspectiva multidisciplinar, o Programa possibilitará o intercâmbio de experiências para a ampliação de interesse de pesquisa e maior conhecimento de nossa realidade nacional, regional e local contemplando a importante interação entre ensino, pesquisa e sociedade. O objetivo do programa é ampliar o conhecimento e informações do gestor público e dos interessados na temática.

O Programa destina-se a profissionais, alunos de graduação e pós-graduação envolvidos nas áreas temáticas acerca da urbanização, trabalho, migração, desenvolvimento urbano e regional e assistência social oriundos de instituições do Governo Federal, Estadual ou Municipal, organismos não governamentais e/ou movimentos sociais.