Reitora discute tecnologia em saúde entre a UESC e a Fundação Estatal Saúde da Família

22/03/2019 - Assinado pela ASCOM

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, recebeu para reunião, na manhã desta sexta-feira (22), a diretoria da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS).

O objetivo do encontro foi à efetivação de parceria para desenvolvimento de tecnologia em saúde. Além do diretor-Geral Carlos Alberto Trindade, participaram da reunião a diretora de Serviços, Vielka Lins; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alisson Souza e a gestora de Difusão e Inovação, Karla Gama.

Para a reitora da UESC o encontro serviu como aproximação e um maior estreitamento já que parceria se dá desde 2013 sempre voltada para as questões relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para o avanço nessa área é necessário, além de uma boa infraestrutura de laboratórios, instalações e de equipamentos, conhecimento científico e tecnológico, cientistas, pesquisadores e empreendedores.

A FESF-SUS se constitui como uma proposta inovadora e consistente para avançar no fortalecimento do SUS e no desenvolvimento de um modelo de gestão interfederativa, atuando em todas as regiões da Bahia como uma instituição do SUS, cumprindo função essencial para a gestão compartilhada de serviços de saúde integrados com os entes federativos.

Esse modelo se apresenta como uma solução jurídico-administrativa e sanitária para o desenvolvimento da atenção em saúde no Estado da Bahia e propicia agilidade e segurança para gestores, usuários e trabalhadores como um democrático veículo de concretização do direito humano fundamental que é a saúde.