Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Começa a construção do complexo de laboratórios para as Ciências Exatas

10/06/2019 atualizada em 11/06/2019 13:44 - Assinado pela ASCOM

Começou a ser construído um Complexo de Laboratórios para as Ciências Exatas onde serão desenvolvidas diversas atividades científicas de ensino pesquisa e extensão na área das ciências exatas e outras, com o objetivo de consolidar a infraestrutura de pesquisa e inovação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O prédio, com três pavimentos, vai ocupar uma área 543,92 m², situado no campus, entre o Pavilhão Max Menezes e a Base Ambiental ao custo total de R$ 6.8 milhões, recursos oriundos do convênio 520/2011 entre a Finep e UESC. As obras, sob a responsabilidade da Conder, estão sendo executadas pela construtora Mestre Silva Ltda e deverão ser concluídas em nove meses.

O estudo locacional e o projeto arquitetônico foram concebidos pela Prefeitura do Campus da UESC e o projeto executivo elaborado por empresa contratada pela Conder que fez a gestão e a fiscalização desse contrato, cabendo à Prefeitura do Campus suprir os requerimentos para detalhamento do projeto em articulação com os professores responsáveis por cada ambiente previsto.

Trata-se de um edifício constituído com três pavimentos (térreo e mais dois) para abrigar no pavimento térreo os Laboratórios para Preparação de Catalisadores e Adsorventes; de Filmes Finos 1 e 2; Espaço Multiuso; de Nanociência Molecular e (Bio) Interfaces; de Materiais e Eletroquímica (LAMEQ); de Materiais Carbonosos Nanoestruturados; Sanitários convencionais (masculino e feminino) e dois para pessoas com deficiência (masculino e feminino).

De acordo com o reitor da UESC, Evandro Sena Freire, "o CLCE será um espaço de revelação de talentos e de qualificação de profissionais. Este Centro é estratégico para os discentes e para os docentes pesquisadores da UESC, que vão ganhar um espaço de ponta para desenvolverem suas pesquisas. É um passo importante para a Universidade e que certamente trará benefícios para toda sociedade".

No primeiro pavimento vão estar os Laboratórios de Astrofísica; de Física Nuclear 1e 2; de modelagem de sistemas astrofísicos; de controle de qualidade em física médica; de Metrologia; Laboratório de Aplicativos Gráficos Astrofísicos; de Integração de Projetos Astrofísicos; de desenvolvimento de Códigos de Interfaces Astrofísicas; Sanitários convencionais (masculino e feminino) e sanitários para pessoas com deficiência (masculino e feminino).

No segundo pavimento serão instalados a Sala de Multimeios; Copa; Sala de Professores visitantes; Complexo de Ciência Animal – os Laboratórios de Nutrição; Complexo de Ciência Animal; Laboratório de biotecnologia; de Comportamento e Manejo de Fauna Silvestre; de Reprodução Animal; Sanitários convencionais (masculino e feminino) e sanitários para pessoas com deficiência (masculino e feminino).

Segundo o vice-reitor da UESC, professor Elias Guimarães, “sempre foi um desejo que tivéssemos laboratórios específicos ampliando a capacidade instalada da Universidade. O CLCE é um espaço para produção de conhecimento, pesquisa e inovação, para dar suporte à formação e produção de serviço para a sociedade.”

No projeto se destacam algumas características inovadoras no Campus da UESC como o sistema de aproveitamento de água de chuva para uso na própria edificação; a estação própria compacta de tratamento terciário de esgoto sanitário; elevador para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção protegido e com circuito elétrico independente para uso como rota de fuga em caso de incêndio e proteção das esquadrias com brises para maior conforto térmico e redução do consumo de energia com climatização.  




            


Data de publicação
18/09

Ministério da Defesa realiza na UESC o IV Congresso Nacional do Projeto Rondon

O tema deste ano, “Cidadania e Sustentabilidade”
16/09

Aulas de Tai Chi Chuan e Meditação

A Partir de 24 de Setembro
12/09

Ranking Britânico inclui UESC entre as melhores do mundo

O THE "Times Higher Education" é o provedor dos dados que sustenta a excelência universitária em todos os continentes do mundo
11/09

Comitê de Cultura e Paz oferece Oficina de Atenção Plena

Oficina aberta a toda comunidade acadêmica
10/09

Curso Laboratório Métodos Estatísticos Multivariados

Início em 07 de Outubro
09/09

Curso Tópicos em Análise do Discurso

De 18 de Setembro à 11 de Outubro
09/09

Curso de Comunicação da UESC comemora 20 anos ganhando quatro prêmios nacionais

Foram premiados durante o 42º INTERCOM, ocorrido na Universidade Federal do Pará, em Belém
03/09

Uesc Azul

Dias 23 e 24 de Setembro
02/09

V Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Linguística e Literatura do Nord

Dias 13 e 14 de Novembro
02/09

Governo assina ordem de serviço para recuperação do Instituto do Cacau

O prédio pertence a UESC mas é utilizado por vários órgãos do governo
1 a 10 de 10         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster